Dois mil profissionais de educação, mais de 25 mil alunos de 41 CEIs (Centros de Educação Infantil), 24 CEMs (Centros de Educação Municipal), duas escolas ambientais, sete escolas profissionais e oito instituições filantrópicas de educação infantil e educação especial.

Os números são da rede municipal de ensino em São José, uma estrutura grande e que está recebendo ainda mais investimentos, como reformas e construção de novas unidades escolares e equipamentos tecnológicos.
Ontem, por exemplo, o prefeito Orvino Coelho e a secretária municipal de Educação, Ana Cristina Hoffmann, entregaram, no CEM Professora Maria Iracema Martins de Andrade (o Barreirão), no bairro Ipiranga, os primeiros 36 chromebooks (notebooks com sistema Google) que a prefeitura adquiriu e vai distribuir nas escolas. A entrega simbólica ocorreu na semana do aniversário de 272 anos da cidade, no próximo sábado (19).
A novidade, claro, foi aprovada pelos alunos. “Uma coisa muito boa. Vamos ar a internet, pesquisar e aprender mais sobre o que estamos estudando. É muito mais fácil do que ficar folheando o caderno para procurar. Muito mais legal do que como era antes”, disse Matheus Augusto, 11 anos, estudante do 6º ano.
A colega dele, Maria Luisa Rodrigues, também de 11 anos, foi outra que gostou da novidade: “É muito mais prático e sabemos mais ou menos como usar. Assim, eu consigo compreender melhor a aula”, comentou.
Ao todo, a prefeitura adquiriu 1.008 chromebooks e 36 gabinetes de recarga. Eles também foram entregues, ontem, de forma simbólica aos diretores de outras 23 escolas do ensino fundamental. Serão 36 aparelhos por escola e eles começam a chegar nos próximos dias. A solenidade no Barreirão também marcou a entrega simbólica de 500 livros para os CEIs e 1.200 livros didáticos e de literatura para o ensino fundamental.
Adriana Bernadete Pires, diretora da escola que recebeu os primeiros chromebooks, disse que os equipamentos farão diferença no ambiente escolar e na aprendizagem dos alunos.

“Um dos princípios da educação é a questão da pesquisa e quando temos instrumentos que facilitam, com certeza, impacta o trabalho do professor, e melhora a aprendizagem dos alunos. Quando eles se deparam com uma novidade, que muitos não têm o, os olhos brilham”, afirmou.
Foco em tecnologia i5hw
O que São José está fazendo é investir na cultura digital como prática pedagógica. “Estamos dando as condições para que eles possam ter um grande desenvolvimento. Isso combina com o nosso plano de governo, no sentido de dotar as escolas com todos os equipamentos necessários”, destacou o prefeito Orvino Coelho.
A secretária de Educação de São José, Ana Cristina Hoffmann, ressaltou a importância da tecnologia na formação dos estudantes. “Com a pandemia, o uso das tecnologias se tornou mais importante e fundamental. É um processo que não tem volta. Por isso, formamos os professores para o uso das ferramentas digitais e, agora, essa tecnologia está vindo para sala de aula”, avaliou.
O objetivo é trabalhar com tecnologia não apenas nas aulas de informática, mas em todas as disciplinas. A intenção da prefeitura é ampliar essa oferta, para que as escolas públicas de São José acompanhem a qualidade da rede privada de ensino.
“Estamos preparando um grande programa junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Educação e Fundação de Educação para abrir portas, porque o grande problema dessa juventude é a falta de emprego”, declarou o prefeito Orvino, sem antecipar do que se trata o referido programa.