A professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves, da Escola Básica Judith Duarte de Oliveira, em Itajaí no Litoral Norte de Santa Catarina, recebeu nesta quarta-feira (17), um dos seis prêmios do IGK (Instituto Guga Kuerten) deste ano.
Os troféus são destinados a organizações e pessoas de Santa Catarina que desenvolvem ou divulgam ações sociais envolvendo crianças, adolescentes ou pessoas com deficiência .
Guga Kuerten esteve presente na entrega dos prêmios. – Foto: SECOM ITAJAÍ/Divulgação ND
“Fiquei muito honrada e emocionada com esse reconhecimento. E essa conquista é resultado de muita dedicação e parceria. Nosso maior objetivo é tornar os nossos alunos empoderados e capazes de mudar a vida das outras pessoas que estão a sua volta, dando auxílio para aqueles que mais precisam”, comemora a professora Patrícia Regina Wanderlinde Alves.
O prêmio IGK acontece uma vez por ano e visa garantir visibilidade para pessoas e instituições catarinenses que contribuem com a inclusão social de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. A ação premiada foi um trabalho desenvolvido com alunos do 5° ano sobre o combate ao desperdício de alimentos.
Professora da Rede Municipal de Ensino de Itajaí Patrícia Regina Wanderlinde Alves recebe prêmio do Instituto Guga Kuerten – Foto: Secom Itajaí/Divulgação
A iniciativa chegou a ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em abril deste ano. Os alunos gravaram curtas-metragens sobre o tema, criaram folders e cartazes que foram distribuídos dentro da escola, em ônibus e pontos comerciais, além de palestras para outras turmas da escola, que foram gravadas e disponibilizadas em um canal do Youtube.
A partir do projeto, a escola também abriu uma campanha de arrecadação de alimentos para famílias menos favorecidas. Até agora mais de 500 quilos já foram arrecadados e distribuídos para moradores do bairro Itaipava. Para a professora Patrícia, essa é só a primeira etapa de um projeto que será contínuo na unidade escolar.