Por que os professores da rede estadual estão em greve em Santa Catarina? 106x16

De acordo com um levantamento da ONG Todos pela Educação, o Brasil nunca registrou índice tão baixo de professores concursados nas redes estaduais 3n486k

A greve dos professores da rede estadual de educação completa três dias consecutivos nesta quinta-feira (25) em Santa Catarina. Mas afinal, quais são as reivindicações dos servidores?

Professores se manifestam em CriciúmaProfessores manifestaram em frente ao Cedup de Criciúma na manhã de terça-feira (23) – Foto: Rachel Schneider/NDTV Criciúma

De acordo com o Sinte/SC, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina, o movimento conta com a adesão de 30% do magistério do Estado. A greve começou na terça-feira (23).

O secretário de istração, Vânio Boing, recebeu o sindicato em uma audiência no mesmo dia, mas não houve acordo. O governo pediu um prazo de 60 dias para analisar o impacto financeiro das reivindicações da categoria.

Vânio Boing afirmou em coletiva de imprensa na terça-feira que a descompactação da tabela salarial, uma das principais demandas da greve, aumentaria a folha de pagamento em R$ 4,5 bilhões.

Reunião do Sinte/SC com a Secretaria de Estado da istração Sindicato reuniu com a Secretaria de Estado da istração para negociações. Sem acordo, greve continua – Foto: SINTE-SC/Reprodução/ND

O secretário também declarou que o governo vai retomar as negociações com os professores quando as atividades forem normalizadas nas escolas estaduais.

O Sinte/SC informou que não há previsão para o fim da greve enquanto o governo não negociar. Os pais dos alunos devem entrar em contato com as unidades escolares para verificar o seu funcionamento.

Entenda as reivindicações dos professores da rede estadual 3y2r1t

Um levantamento da ONG Todos pela Educação mostrou que o Brasil nunca teve um índice tão baixo de professores concursados nas redes estaduais.

Professores protestam em BlumenauProfessores protestam em Blumenau – Foto: Sinte/Reprodução/ND

O número caiu de 505 mil em 2013 (68,4% do total) para 321 mil em 2023 (46,5%). O regime de contratação aponta para a precarização do trabalho docente.

As informações também revelam que o contingente de professores contratados em caráter temporário, que deveria ser uma exceção, supera a quantidade de efetivos desde 2022.

Segundo a organização, baseado em dados do Ministério da Educação, Santa Catarina possui 29% de professores efetivos e 71% temporários.

Professores pedem a aplicação de um novo concurso públicoProfessores reivindicam a descompactação da tabela salarial e a aplicação de um novo concurso público – Foto: SINTE/Reprodução/ND

Diante desse cenário, os docentes da rede estadual de ensino reivindicam a convocação de um novo concurso público. O último exame foi realizado em 2017.

O secretário de istração Vânio Boing já garantiu que o edital para um concurso com 10 mil vagas será publicado até junho deste ano.

Confira as demandas da categoria:

  • Definição de uma data para um novo concurso público;
  • Retirada do desconto de 14% nas aposentadorias;
  • Descompactação da tabela salarial (sem salários iguais para diferentes posições da carreira e ganhos conforme o trabalhador avança com sua formação ou tempo no serviço público);
  • Aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis;
  • Mais investimento na educação e na estrutura das escolas;
  • Garantia de hora atividade, período em que o docente pode realizar atividades complementares além da sala de aula dentro da jornada de trabalho.
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 146c39

Educação

O que se sabe sobre diretora filmada com pênis de borracha dentro de escola no ES 2p1b2r

Vídeo gravado na porta de sala de aula levou ao afastamento de três servidoras; prefeitura abriu pro ...

Educação

MP processa ex-servidora por fraude em diploma e desvio de R$ 243 mil em SC 6p4837

Mulher teria utilizado documentos falsificados, entre eles, um diploma de conclusão de curso em Peda ...

Cacau Menezes

Justiça Federal freia iniciativa da UFSC de revogar as homenagens ao primeiro reitor 26329

A decisão é da 4ª Vara Federal de Florianópolis e foi proferida nesta segunda-feira, em um mandado d ...

Educação

Filho do primeiro reitor da UFSC consegue liminar e paralisa mudança de nome do campus 6ds41

Decisão foi proferida pela 4ª Vara da Justiça Federal em Santa Catarina e aponta falhas processuais, ...

Educação

ville lidera escolarização de crianças autistas em SC, aponta IBGE 5lt29

Censo revela que quase todas as crianças autistas de 6 a 14 anos estão matriculadas na escola em Joi ...