Estudante de SC conquista nota 1.000 na redação do Enem: ‘Demorei para assimilar’ 1g437

Maria Fernanda Simionato de Lemes, de 21 anos, é natural de Maravilha, no Oeste do Estado 412q1o

Não é novidade que quem lê bastante, escreve bem. A estudante catarinense Maria Fernanda Simionato de Lemes, de 21 anos, é a prova viva disso. Foi se dedicando intensamente à leitura que a jovem garantiu a nota máxima na redação do Enem 2022 (Exame Nacional do Ensino Médio). “Foi recompensador”, resume Maria.

estudante tirou nota mil na redação do enemMaria Fernanda faz cursinho preparatório há quatro anos. – Foto: Angélica Lüersen/Fleming Medicina/ND

Natural de Maravilha, no Oeste de Santa Catarina, a estudante faz parte do seleto grupo de pessoas que alcançaram nota mil na redação. Até o momento se tem a informação de pelo menos 30 notas máximas em um universo de 2 milhões de inscritos no Brasil. Em Santa Catarina, aproximadamente 59 mil pessoas fizeram o exame.

O resultado foi divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Maria conta que a educação sempre foi prioridade em sua família. “Estudei até o primeiro ano do Ensino Médio em uma escola pública de Maravilha. No segundo e terceiro ano fui para o Fundo (RS) onde estudei em um colégio privado. Desde cedo comecei a me preparara para o Enem. Já fiz pelo menos sete provas”, conta.

A estudante revela que teve aula com ótimos professores e que a incentivaram na leitura e escrita. Durante o Ensino Médio em o Fundo participou de um concurso de redação e alcançou o segundo lugar.

Assim que concluiu os estudos em o Fundo, Maria se mudou para Porto Alegre, onde iniciou as aulas no cursinho pré-vestibular Fleming Medicina, há quatro anos. “Meu objetivo é ar em uma universidade federal em Porto Alegre”, revela.

Estratégias de redação 612t5i

“Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Esse foi o tema proposto para a redação do Enem 2022. Maria conta defendeu em sua redação a Constituição Federal de 1988, que garante os direitos e deveres da população.

“O Brasil engloba diversos povos, entre eles indígenas e ribeirinhos, por exemplo. Como meu conhecimento maior é sobre os povos indígenas e seus direitos, defendi a garantia dos direitos dessas comunidades”, lembra.

A estudante se sente recompensada com o resultado. – Foto: Angélica Lüersen/Fleming Medicina/NDA estudante se sente recompensada com o resultado. – Foto: Angélica Lüersen/Fleming Medicina/ND

Segundo a estudante, a estratégia para atingir a nota máxima foi a leitura e a prática de redações. Durante o cursinho, a jovem tinha aula teórica com orientações sobre a estruturação do texto e escrevia uma redação por semana. Os professores avaliavam e reavam as devolutivas. Maria analisava os erros e corrigia as falhas nos próximos textos.

A estudante comenta, ainda, que a leitura a ajudou a construir bons argumentos e a ter ideias. Além disso, formou a sua personalidade de escrita e enriqueceu seus argumentos de defesa com um vocabulário rico e conhecimento em gramática. Artigos de opinião, tanto nacional como internacional, fazem parte das leituras da estudante.

“No primeiro ano que fiz o Enem tirei 520 na redação e acredito que foi o processo de leitura e prática que me levaram à nota máxima. Quando vi que tinha alcançado a nota mil, fiquei impactada. Demorei para assimilar”, observa.

Igualdade de oportunidades 5w3c1r

Estudante alcançou a nota máxima na redação do Enem. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/NDEstudante alcançou a nota máxima na redação do Enem. – Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação/ND

Maria enfatiza que se sente privilegiada por receber a oportunidade de um ensino de qualidade, mas reconhece que essa é a realidade de uma minoria da população. “A igualdade de oportunidades é um problema. Se tivéssemos mais investimentos em educação, com certeza, teríamos mais notas mil”.

A média geral da estudante no Enem 2020 foi de 7,95, somando todas as áreas. “Como meu objetivo é uma vaga em uma universidade federal, essa nota pode ou não me proporcionar o o. Pretendo usar a nota por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Se eu conseguir, será muito especial”, comenta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 443821

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno 4jq6k

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 1a476o

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 1n64h

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 1i1d4t

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres t602a

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...