Escolas cívico-militares de Santa Catarina vão continuar funcionando 335v6r
Anúncio do governo federal de que vai encerrar o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares deixou a população preocupada sobre futuro de escolas; Governo do Estado vai manter o projeto 4722v
Na manhã desta quarta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou que vai encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares). A decisão foi em parceria com Ministério da Educação e o Ministério da Defesa, mas as unidades escolares não serão fechadas.
Vão ar pelo processo para incorporar novamente a rede regular de ensino de cada Estado. Em Santa Catarina, as escolas vão voltar para o governo estadual, mas segundo o governo do Estado, vão manter as características de cívico-militar.
Santa Catarina tem nove escolas cívico-militares e sempre contou com alta demanda por parte dos pais – Foto: Leo Munhoz/ND
A diretora de ensino da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Sônia Fachini, foi a responsável pelo anuncio. Ela afirmou que o estado recebeu um ofício do Ministério da Educação, afirmando que o programa só vai até o fim de 2023. “Mas nossa intenção é que o programa não se encerre. Temos um projeto em andamento para funcionar até o final do ano como está. E temos um trabalho para implementar com recursos próprios para dar continuidade”, afirmou a diretora.
De acordo com a secretaria de educação, um projeto está sendo elaborado para garantir a continuidade depois do fim de 2023. As escolas cívico-militares em Santa Catarina começaram a ser implantadas em 2022, depois de decisão do então presidente Jair Bolsonaro.
O Estado conta com nove unidades, em nove cidades e 5.187 alunos. Na rede municipal são mais 12 unidades, em várias cidades. Os alunos já aram pelo processo de adaptação quando a escola se tornou cívico-militar.