
Ter a própria empresa é o sonho de 59 milhões de brasileiros, segundo um estudo realizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). No entanto, a dificuldade de estruturar um plano de negócio é um dos desafios que impede as pessoas de tirarem os planos de papel.
Para impulsionar os projetos de seus alunos, o Centro Universitário UniSatc dá a oportunidade aos estudantes na reta final da graduação de desenvolver o Empreendimento de Conclusão de Curso (ECC) para o Projeto de Final de Curso (PFC).
Independentemente da formação – a universidade possui mais de 10 cursos de graduação –, o aluno tem a chance de criar um modelo de negócio alinhado aos produtos ou serviços da sua área. Além da possibilidade de criar um empreendimento sustentável, a iniciativa também incentiva a criação de soluções inovadoras considerando aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, impactando a comunidade local.
A metodologia da disciplina permite ao aluno aplicar na prática a teoria que aprendeu em sala de aula durante a graduação. A disciplina é dividida em duas etapas. A primeira conta com a participação de mentores, que auxiliam na construção da proposta de empreendimento, de validação do problema, identificação, construção da solução, análise de clientes, concorrentes e formas de monetizar o negócio. Já a segunda conta com a orientação de professores que auxiliam no desenvolvimento prático na área de conhecimento específica de formação.
Por meio de palestras, workshops e mentorias sobre como estruturar um negócio rentável, o estudante mergulha no mundo do empreendedorismo e conhece o mercado com maior profundidade. Uma vez que ele compreende o cenário profissional, estará preparado para encarar os desafios – seja como empreendedor, freelancer ou colaborador de uma empresa. A proposta do ECC é proporcionar uma visão 360º para o estudante se graduar com confiança e um plano de ação para o futuro.
Novo caminho para ser protagonista da própria carreira 4h23z

Um ponto em comum em todas as áreas de atuação é que sempre terá um problema a ser resolvido. O ECC possibilita o aluno escolher uma questão do mercado ou até compartilhado por uma empresa real e, por meio de muita criatividade, definir uma solução inovadora aplicável e que propicie ganhos ambientais e econômicos para o setor industrial e acadêmico, e reverbere em novos negócios – sem deixar de lado o compromisso social com a comunidade.
Para equilibrar os inúmeros processos que o projeto exige para ser executado, o estudante exercita diversas habilidades, sempre com a orientação de professores e mentores com experiência no mercado. Criar um negócio do zero, aprimorar um produto ou serviço que já existe ou solucionar uma pendência da empresa em que atua: é o propósito do estudante que guia a sua jornada durante a disciplina.
Para os alunos que querem realizar o sonho de abrir as portas de uma empresa, a SATC conta com uma estrutura de incubação de negócios para dar assistência aos futuros profissionais ao longo da sua trajetória.