Educação para o mundo: Colégio Catarinense amplia fronteiras com certificação internacional 4k6t4i

Com foco na cidadania global, a instituição prepara seus alunos para novos desafios em todo o mundo por meio de novas oportunidades educacionais 5s1o1g

Colégio Catarinense; certificação internacionalO Colégio Catarinense reforça seu compromisso com a formação integral ao integrar o aprendizado de inglês no cotidiano dos alunos por meio do programa ITD, que oferece atividades diárias de imersão no idioma – Foto: Colégio Catarinense/Divulgação

Falar inglês é conectar-se ao mundo, e o Colégio Catarinense transforma essa conexão em uma ponte para o futuro. A partir de 2025, os alunos da instituição de ensino terão a oportunidade de conquistar uma certificação internacional em língua inglesa, uma iniciativa que reforça o compromisso da escola com a formação integral.

Por meio de parceria com a Unisinos Education, o OTE (Oxford Test of English) for Schools será oferecido aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Novo Ensino Médio. Reconhecido globalmente em mais de 140 países, o exame avalia as competências em compreensão auditiva, leitura, produção escrita e oral, com base nos níveis de proficiência A2, B1 e B2 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).

A realização do teste será opcional e ocorrerá nas dependências do próprio Colégio, que atuará como um center da Universidade de Oxford. Essa estrutura, aliada ao ambiente familiar e ao e pedagógico completo, amplia as chances de sucesso dos estudantes. “A certificação internacional é um marco importante para os nossos alunos, pois abre portas para o mundo e reforça a qualidade da nossa proposta bilíngue. Essa é uma conquista que reflete nosso compromisso com a educação integral e com o futuro de cada estudante”, destaca Louisa Carla Farina Schroter, diretora acadêmica do Colégio Catarinense.

Ferramenta para a cidadania global 2s2323

Colégio Catarinense; certificação internacionalEm dezembro de 2024, o Colégio Catarinense conquistou a certificação como escola bilíngue, um reconhecimento de sua excelência no ensino de línguas e preparação para os desafios globais do século XXI – Foto: Colégio Catarinense/Divulgação

A novidade se soma a outras ações que já consolidam o ensino da língua inglesa na rotina escolar. Desde 2017, o Colégio Catarinense conta com o programa ITD (Inglês Todo Dia), que visa a integrar o aprendizado do idioma ao cotidiano dos alunos. As aulas do ITD têm como principal objetivo proporcionar a aquisição de uma língua adicional como uma das competências essenciais para o século XXI, promovendo a interação intercultural e o desenvolvimento de competências linguísticas.

Os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, em especial, contarão com preparação específica para o Oxford Test of English por meio do ITD, com o a materiais didáticos exclusivos da Oxford. Além disso, o programa adota metodologias inovadoras e alinhadas às melhores práticas pedagógicas, preparando os jovens para interações em situações reais, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

“A aprendizagem de um segundo idioma vai além do vocabulário; ela desenvolve competências interculturais e prepara os alunos para os desafios globais do século XXI”, acrescenta Louisa.

Certificação bilíngue: reconhecimento nacional 495d60

Colégio Catarinense; certificação internacionalA parceria com a Unisinos Education permite que os alunos do Colégio Catarinense conquistem uma certificação internacional em inglês, preparando-os para novas oportunidades educacionais e profissionais em todo o mundo – Foto: Colégio Catarinense/Divulgação

Em dezembro de 2024, o Colégio Catarinense conquistou a certificação como escola bilíngue pelo Programa Unisinos Education, da Universidade do Vale dos Sinos (RS), uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do Brasil. O evento de certificação ocorreu no auditório João Paulo II e contou com a presença de gestores, professores e colaboradores do colégio, além de representantes da Unisinos.

O processo de certificação incluiu a formação continuada de treze gestores, 79 professores e 37 colaboradores, com outros 11 docentes ainda em capacitação. A certificação é o resultado de um rigoroso trabalho, iniciado em 2019, que integrou novas tecnologias educacionais e indicadores de qualidade para o currículo bilíngue. Este selo de excelência confirma o Colégio Catarinense como uma referência no ensino bilíngue, capacitando seus alunos para um mundo cada vez mais globalizado.

Educação integral: um compromisso com o futuro 3c732e

Com quase 120 anos de história, o Colégio Catarinense segue como um exemplo de tradição e inovação no cenário educacional brasileiro. Ao promover a integração da língua inglesa ao currículo e conquistar certificações de excelência, a instituição reafirma seu compromisso com a formação de cidadãos conscientes e preparados para os desafios de um mundo interconectado.

“A educação é um processo transformador, que vai além da sala de aula. Nosso objetivo é proporcionar aos alunos experiências que impactem suas vidas e os preparem para atuar como cidadãos globais, capazes de contribuir com a sociedade”, concluiu Louisa Carla Farina Schroter.

Para mais informações sobre os programas e certificações, os responsáveis podem entrar em contato com a coordenação pedagógica do Colégio Catarinense.

+

Educação 146c39

Educação

Inscrições do Enem 2025 têm mudanças e volta da conclusão do Ensino Médio; entenda como ficam 3u432k

Mudanças foram anunciadas pelo ministro da Educação, Camilo Santana, através das redes sociais; novi ...

Educação

Harvard ganha de Trump na Justiça e processa governo dos EUA por matrícula de estrangeiros 1o6je

A decisão da Justiça não resolve permanentemente a questão, mas permite que Harvard continue matricu ...

Educação

UFSC Blumenau lança edital para aquisição de novo imóvel e unificação de campus 32d36

Medida visa beneficiar comunidade acadêmica e servidores; UFSC Blumenau tem unidades istrativas ...

Educação

MPF aciona Justiça por falha em Enem e pede reaplicação de prova antes da próxima edição em SC 70482x

Ministério Público Federal apontou prejuízo aos candidatos da prova e cobrou que o Inep refaça a pro ...