O cronograma do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi divulgado nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial da União. As provas serão aplicadas nos domingos de 3 e 10 de novembro.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo exame, informou que os candidatos devem se inscrever entre 27 de maio e 7 de junho.
O prazo de inscrição do Enem 2024 é o mesmo para solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado.
Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão às 13h30 e terminarão às 19h no primeiro domingo e às 18h30 no segundo.

Os estudantes deverão escrever a redação no primeiro dia do Enem. Também serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Língua Estrangeira (com opção de Inglês ou Espanhol).
O segundo dia do exame será composto pelas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
O gabarito será divulgado em 20 de novembro e o resultado no dia 13 de janeiro de 2025.
Quanto é a taxa de inscrição do Enem 2024? 6t3kn
A inscrição do Enem só será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 85. Os estudantes devem pagar por meio de boleto, PIX ou cartão de crédito do dia 27 de maio a 12 de junho.

O prazo para pedir a isenção do pagamento terminou em 26 de abril. É importante lembrar, porém, que mesmo quem conseguiu a gratuidade precisa se inscrever para a prova.
Nesta segunda-feira será divulgado o resultado dos pedidos de isenção e o período de recurso vai até sexta-feira (17).
Quem se inscreveu na edição de 2023, não compareceu ao exame e não justificou a ausência perdeu o direito à gratuidade.