Chapecó aprova novas regras sobre celulares nas escolas; entenda 36221e

A Câmara de Vereadores de Chapecó, durante sessão, aprovou propostas sobre educação, obras e atendimento ao cidadão 131hg

A proposta permite o uso pedagógico autorizado, além de permitir o uso em emergênciasChapecó aprova novas regras sobre celulares em escolas; entenda – Foto: Freepik.com/Reprodução/ND

Em sessão realizada em horário especial, a Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou quatro projetos de lei que tratam de temas relevantes para a comunidade, desde o uso de celulares nas escolas até mudanças no Código de Obras do município.

A sessão ordinária desta terça-feira (20), com início às 19h, teve duração superior a três horas e contou com a participação de uma turma do curso de Direito da Unochapecó.

A alteração do horário tradicional das 16h para o período noturno foi proposta pelo vereador Valdemir Stobe (PSD), por meio do Requerimento nº 100/2025, aprovado em plenário.

Celulares nas escolas: uso regulamentado e proteção reforçada 562s5n

O Projeto de Lei Ordinária nº 20/2025, de autoria do vereador Fernando Cordeiro (PL), estabelece regras claras para o uso de celulares e aparelhos eletrônicos nas instituições de ensino públicas e privadas de Chapecó.

A proposta permite o uso pedagógico autorizado, além de permitir o uso de celulares nas escolas em casos de emergências ou para registrar violações de direitos.

O texto proíbe o confisco dos aparelhos, exceto em casos de reincidência disciplinar, e prevê capacitação para professores, campanhas educativas e canais de denúncia. “É um equilíbrio entre disciplina e segurança”, defendeu o autor.

Chapecó aprova novas regras sobre celulares nas escolas; entendaCelulares nas escolas: uso regulamentado e proteção reforçada – Foto: Pixabay/Reprodução

Mais o ao atendimento das concessionárias 4f5d2t

Também de Fernando Cordeiro, o Projeto de Lei Ordinária nº 25/2025 obriga concessionárias de serviços públicos a manter atendimento presencial das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A medida atinge empresas que atuam nos setores de água, transporte, estacionamento e saneamento.

Caso a regra não seja cumprida, o projeto prevê multa diária de 500 UFRMs. “É uma demanda antiga da população, que agora ganha respaldo legal”, justificou o vereador.

ACAMOSC reconhecida como entidade de utilidade pública 7016j

Com autoria do vereador Wilson Junior Cidrão (Republicanos), o Projeto de Lei Ordinária nº 95/2025 atualiza a legislação que declara a ACAMOSC (Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina) como entidade de utilidade pública.

A nova redação inclui o CNPJ e o endereço completo da sede da entidade, garantindo maior segurança jurídica.

Segundo o vereador, a medida fortalece a atuação da associação, que representa o legislativo municipal da região e promove integração e capacitação entre as Câmaras.

Código de Obras recebe atualização técnica 6b1x53

Encerrando a pauta, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 28/2025, de autoria do Executivo Municipal. A proposta altera dispositivos da Lei Complementar nº 546/2014, que trata do Código de Obras do município. O projeto agora segue para sanção do prefeito João Rodrigues.

Para o presidente da Câmara, vereador Claimar de Conto (PP), a sessão demonstrou a relevância do Legislativo: “Além de avançarmos em temas importantes, proporcionamos aos acadêmicos uma vivência prática do processo legislativo. Isso fortalece a democracia e aproxima a comunidade do Parlamento.”

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 146c39

Educação

Jovem de SC cria filtro inédito contra microplásticos e ganha bolsa para estudar na China 67v71

Jovem inventor foi responsável por criar sistema que é utilizado na Estação de Tratamento de Água de ...

Educação

MPF aciona Justiça por falha em Enem e pede reaplicação de prova antes da próxima edição em SC 70482x

Ministério Público Federal apontou prejuízo aos candidatos da prova e cobrou que o Inep refaça a pro ...

Diogo de Souza

Os dados alarmantes que emergem da educação de Florianópolis 683x6g

Prefeitura de Florianópolis armou uma série de ações para tentar romper uma realidade na aprendizage ...

Educação

‘Maioria tem nível de 6º ano e está no 9º’, diz diretora de Educação de Florianópolis 71511w

Após o levantamento Avalia Floripa revelar dados alarmantes de ensino, a Secretaria Municipal de Edu ...

Educação

Oito em cada dez alunos da rede pública de Florianópolis não aprenderam o básico, diz avaliação 4f6h6z

Levantamento, realizado pela própria secretaria municipal da Educação, aponta fragilidades no ensino ...