Alunos deixam de ir à escola após fim de acordo que oferecia transporte escolar em Biguaçu g1lq

Pais relatam que crianças aram mal porque tiveram que caminhar até a escola sob sol forte; Secretaria de Estado da Educação afirma que segue a lei 1ezq

Alunos de escolas estaduais de Biguaçu, na Grande Florianópolis, ficaram sem transporte escolar devido ao fim do acordo estabelecido entre a SED (Secretaria de Estado da Educação) e a comunidade.

Estudantes deixam de ir a colégio em Biguaçu devido à falta de transporte – Foto: Pixaby/Internet/Imagem ilustrativaEstudantes deixam de ir a colégio em Biguaçu devido à falta de transporte – Foto: Pixaby/Internet/Imagem ilustrativa

“Minha filha ou mal vindo agora no sol, só tem 7 aninhos”, afirmou uma mãe às 12h10 desta segunda-feira (13), em um grupo de pais que trata sobre a falta de transporte.

Pais contam como está sendo difícil levar as crianças para a escola – Foto: Reprodução/NDPais contam como está sendo difícil levar as crianças para a escola – Foto: Reprodução/ND

A representante dos pais, a auxiliar istrativa Eliane Nascimento, afirma que centenas de crianças não assistiram ao primeiro dia de aula na última quarta-feira (8), porque não chegaram até as escolas Professor Alexandre Sérgio Godinho e Professora Emérita Duarte Souza.

A situação segue a mesma nesta segunda (13), conforme Eliane. “São muitas crianças que não têm transporte e o trajeto não oferece segurança. Muitos pais estão preocupados e outros estão levando a pé nessas condições [sob sol forte]”, destaca Eliane.

Ainda segundo Eliane, a direção da escola Sérgio Godinho está ameaçando os pais que não estão levando as crianças ao colégio de acionar o Conselho Tutelar.

A SED foi procurada para informar quantos alunos faltaram as aulas e a questão das denúncias ao Conselho Tutelar, mas informou que “está em constante diálogos com o município e segue o que diz a lei”.

A secretaria afirmou que criou um GT (Grupo de Trabalho) com a prefeitura de Biguaçu na última quinta-feira (10) para discutir ações para o gerenciamento compartilhado da questão.

“A SED cumpre a lei n.º 754, que garante o transporte escolar aos estudantes que residem a mais de 3 km de distância das escolas. Entretanto, escutando as demandas da comunidade e visando o regime colaborativo com os municípios, formou o GT para atender à comunidade escolar”, diz.

O prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva, ressaltou que “estamos muito felizes com a montagem dessa força tarefa, que vem para solucionar caso a caso em cada unidade escolar estadual do município”.

Com a reclamação dos pais, o transporte de crianças do primeiro ao quinto ano e dos estudantes portadores de deficiência de qualquer série está sendo realizado pela prefeitura, em colaboração com a SED. No entanto, do 6º ano em diante, o transporte não está sendo oferecido para quem mora a menos de 3 quilômetros da escola.

Entenda o acordo 4t181c

A legislação obriga o Estado a fornecer o transporte a alunos que morem a mais de três quilômetros de distância da escola. O acordo estabelecido em 2020, porém, permitia que crianças e adolescentes que morassem a menos de três quilômetros pudessem usar o transporte oferecido pelo Estado.

A decisão, à época, ocorreu para adequar a Escola de Educação Básica Emérita Duarte Silva e Souza ao Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares). Como o modelo considera o Ensino Médio e os anos finais do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º), os alunos dos anos iniciais (do 1º ao 5º) foram transferidos à Escola de Educação Básica Professor Alexandre Sérgio Godinho.

Eliane também é mãe de Sofia, de 8 anos. Ela conta que há muitas elevações no bairro Fundos, onde fica a escola, além da falta de calçamento e ruas movimentadas, que oferecem perigo às crianças.

Conforme publicação da SED à época, o percurso tem “alguns trechos sem calçada, o que poderia tornar o trajeto diário perigoso para as crianças”.

Agora, a SED decidiu voltar atrás da decisão e seguir a legislação estadual. Assim, as crianças devem usar o transporte público comum.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Educação 146c39

Educação

Câmara aprova empréstimo de R$ 10 milhões para Furb após alerta sobre riscos “irreversíveis” 221k1m

Setor de tecnologia solicitou investimento urgente para evitar riscos à segurança dos dados instituc ...

Educação

Em São José, futuro da educação depende da expansão do ensino em tempo integral 141kl

Município tem cerca de 5.000 crianças beneficiadas pelo ensino integral, ou seja, 21% de um total de ...

Educação

O que se sabe sobre diretora filmada com pênis de borracha dentro de escola no ES 2p1b2r

Vídeo gravado na porta de sala de aula levou ao afastamento de três servidoras; prefeitura abriu pro ...

Educação

Ex-servidora de Blumenau é processada por desvio de R$ 243 mil e fraude em diploma 471m40

Mulher teria utilizado documentos falsificados, entre eles, um diploma de conclusão de curso em Peda ...