Tarifaço de Trump: ‘Brasil não é problema para EUA’, afirma Alckmin 5f4c60

Vice-presidente recorda superávit americano e diz que há diálogo e aproximação 184x1t

Alckmin e o tarifaço de TrumpMinistro Geraldo Alckmin comentou o tarifaço de Trump e di que há diálogo – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND

O vice-presidente e ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin minimizou os problemas do Brasil com o tarifaço de Trump e afirmou na tarde desta quarta-feira (22) que há diálogo com os Estados Unidos para debater o tema.

“O Brasil não é problema para os Estados Unidos, porque eles não têm déficit conosco. Tem com o mundo inteiro, com o Brasil não, [eles] tem superavit na balança de serviços e de bens”, declarou o ex-governador sobre o tarifaço de Trump durante lançamento dos cursos de Medicina e Biomedicina da Faculdade Sírio-Libanês, em São Paulo.

Geraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis/NDGeraldo Alckmin discursa em evento de abertura de curso de medicina em SP – Foto: Adriano Assis/ND

Alckmin participou do evento com outros ministros do governo, autoridades da instituição, o secretário de Estado da Saúde de SP, Eleuses Paiva, e o presidente Lula, que saiu sem discursar. O vice-presidente também falou das medidas que estão sendo adotados para impulsionar a indústria brasileira. Uma delas, o programa Acredita Exportação.

Tarifaço de Trump 2c6b1w

O ministro da Indústria afirmou que o governo brasileiro defende o multilateralismo e o livre comércio, e voltou a falar que as medidas adotadas pelo governo americano, o tarifaço de Trump, não são positivas para a economia mundial.

“Comércio exterior é importante para as nações, promove desenvolvimento, gera emprego, estimula competitividade, ganha a sociedade, mas precisa ter regras”, defendeu Alckmin, que citou os princípios da Organização Mundial do Comércio (OMC) ao falar sobre o tarifaço de Trump.

Governo federal, de Lula e Alckmin, mantém conversas com gestão Trump sobre tarifas – Foto: Cadu Gomes/VPR/NDGoverno federal, de Lula e Alckmin, mantém conversas com gestão Trump sobre tarifas – Foto: Cadu Gomes/VPR/ND

Trump tarifou em 10% todas as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos. O país ainda é atinge pela tarifa de 25% sobre todas as importações americanas de aço e alumínio. As empresas nacionais estão entre as principais fornecedoras do setor.

Alckmin defendeu os esforços do governo em negociar o tarifaço de Trump e se mostrou positivo em conseguir fechar acordo. “Há um diálogo, tá aberto um canal de negócio e está havendo nesse momento um diálogo, buscando aí aproximações sucessivas”, finalizou.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3j4g38

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 145d3d

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 5i6468

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)

Economia

‘Test Drive’ em imóveis permite viver até um ano em apartamento de luxo em Itajaí 1ham

Baseado no setor automobilístico, 'test drive' é opção para quem gostaria de morar em um imóvel de a ...

Economia

Mercadorias sem nota e sonegação: Fisco de SC apreende R$ 9 milhões em produtos 2t2552

Ações realizadas nesta semana no Vale do Itajaí somaram 42 ocorrências; possível tentativa de sonega ...

Economia

INSS muda regra e exige biometria facial para ceder crédito consignado a aposentados 496042

Medida é válida partir desta sexta-feira (23) e visa aumentar a segurança do processo de empréstimo; ...