
Cinco cartórios dividem o 1° lugar no Ranking de Qualidade Notarial e Registral 2023, divulgado no final do mês ado. Desses, quatro ficam em Santa Catarina: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça, 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma, 1º Registro de Imóveis de ville e 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Içara.
O ranking é feito anualmente pela Anoreg/BR (Associação Nacional dos Notários e Registradores) dentre os mais de 13 mil cartórios do país e traz os que se destacam em qualidade, eficiência e segurança na prestação de serviços aos cidadãos. No total, 10 cartórios do Estado integram a publicação.
O ranking é construído com base na pontuação obtida a partir de critérios de qualidade e destaca não apenas iniciativas isoladas, mas o atendimento contínuo dos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional do cartório e na prestação de serviços aos usuários. O levantamento é feito com base em auditorias realizadas pela APCER Brasil (Associação Portuguesa de Certificação), com apoio da Corregedoria Nacional de Justiça.
“Essa publicação nos permite afirmar, com segurança, que a melhor prestação de serviço notarial e registral é de Santa Catarina. Um reconhecimento que faz jus a anos de investimento em formação de colaboradores, sistemas de tecnologia, digitalização, segurança jurídica e oferta de serviços online, que muitas vezes destacaram nosso Estado de forma pioneira, servindo de modelo para o restante do país”, comemora o presidente da Anoreg/SC, Otávio Guilherme Margarida.
Dois momentos são exemplos desse destaque no cenário nacional: em razão do elevado processo de informatização das serventias, o Estado foi o primeiro a implementar o Selo Digital Verificador, que assegura a autenticidade dos documentos emitidos nos cartórios de consulta online.
Além disso, no início da pandemia da Covid-19, em 2020, quando o atendimento presencial estava suspenso, Santa Catarina foi o primeiro Estado a fazer a escrituração de um imóvel por videoconferência, em plataforma segura. O modelo foi adotado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em todo país.
Os cartórios catarinenses do ranking:
- 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Palhoça – Cartório Margarida (SC)
- 1º Ofício de Registro de Imóveis de Criciúma (SC)
- 1º Registro de Imóveis de ville (SC)
- 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Títulos da Comarca de Içara (SC)
- 2º Lugar: 2º Registro de Imóveis de Balneário Camboriú (SC)
- 9º Lugar: 1º Tabelionato de Notas e Protestos de Balneário Camboriú (SC)
- 13º Lugar: Registro de Imóveis de Barra Velha (SC)
- 16º Lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos da Comarca de Urubici (SC)
- 23º Lugar: Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos de Jaguaruna (SC)
- 27º Lugar: 3º Ofício de Registro de Imóveis de ville (SC)