Reforma tributária: quais os possíveis impactos na economia de SC? Entenda 4f4qz

Nova reforma traz alterações na concessão de benefícios fiscais, fazendo os estados precisarem encontrar outros fatores de competitividade 5m6l5c

Simplificação do sistema tributário, fim da guerra fiscal entre estados e mudanças na competitividade. Em vista do novo cenário desenhado pela reforma tributária, quais são os impactos gerados na economia de Santa Catarina? Nesta terça-feira (16), representantes do Sindifisco (Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado de Santa Catarina) estiveram no Grupo ND para falar sobre o tema.

Representantes do Sindifisco falam no Grupo ND sobre os impactos da reforma tributáriaRepresentantes do Sindifisco falam no Grupo ND sobre os impactos da reforma tributária – Foto: Germano Rorato/ND

Mudanças e impactos da reforma tributária 283e24

Entre os pontos aprovados na reforma está o fim da possibilidade de os estados concederem benefícios fiscais para atrair empresas e aumentar a arrecadação, a chamada guerra fiscal. A medida faz com que os estados busquem outras estratégias para serem competitivos.

A arrecadação do imposto será feita no estado onde o produto ou serviço é consumido, e não onde ele é produzido. Segundo o presidente do Sindifisco, José Farenzena, a medida torna o sistema mais justo e equitativo entre as regiões. “Há uma mudança na arrecadação, que sai do local de origem e vai para o de destino”, avalia o presidente.

Presidente do Sindifisco, José Farenzena – Foto: Germano Rorato/NDPresidente do Sindifisco, José Farenzena – Foto: Germano Rorato/ND

Para Farenzena, existem outros fatores que podem manter o estado competitivo e atrair empresas. “Santa Catarina tem uma boa qualidade de mão de obra, infraestrutura portuária, aeroportuária, rodoviária e medidas de segurança jurídica. São fatores que podem manter o estado atrativo”, afirma.

Tentativa de minimizar a regressividade na reforma tributária 1l17t

O mecanismo da regressividade faz com que pessoas de menor renda paguem maior proporção de seus ganhos em impostos em comparação com aqueles de maior renda. “Com a regressividade, os mais pobres são os mais onerados”, avalia Daniel Salomão, auditor fiscal do Sindifisco.

Daniel Salomão, auditor fiscal do Sindifisco – Foto: Germano Rorato/NDDaniel Salomão, auditor fiscal do Sindifisco – Foto: Germano Rorato/ND

A alteração será feita com a redução percentual da carga tributária sobre alguns produtos, como medicamentos, serviços, saúde e educação, além da isenção nos produtos da cesta básica nacional.

“Mesmo havendo um combate à regressividade nesta reforma, uma reforma tributária efetiva nesse sentido teria que incidir sobre renda e patrimônio”, pondera Salomão.

Reforma pode gerar aceleração do contencioso, avalia Farenzena 1g223d

Com a reforma tributária, a expectativa é que os contenciosos tenham seu julgamento acelerado. O contencioso envolve os imes entre o contribuinte e o Estado. “Quando alguém discorda de um pagamento, de uma cobrança, gera o contencioso”, explica Farenzena.

Atualmente, a média de tempo para julgar um processo de execução fiscal é de sete anos, gerando um valor de R$ 5,4 trilhões em ivo judicial. “Os julgamentos em esferas istrativas e judiciais fazem o processo levar mais tempo. Com a uniformização de algumas etapas, a tendência é que o processo seja acelerado”, finaliza o presidente.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3j4g38

Economia

Recuperação judicial da Azul nos Estados Unidos mira corte de custos e redução de 35% na frota 4de4d

A Azul Linhas Aéreas anunciou que entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos, s ...

Economia

Qual sorveteria famosa vai fechar 500 lojas após falência 5o1h3f

Sorveteria sofreu consequências da crise enfrentada pela empresa controladora

Economia

Gasolina a R$ 4,59? Quase mil empresas de SC terão desconto no dia livre de impostos 60104n

Santa Catarina concentra o maior número de comércios participantes do Brasil; descontos podem chegar ...