
A solução mais eficiente para cobrar uma dívida vencida. Assim pode ser resumido o protesto, serviço que pode ser utilizado por pessoas físicas, jurídicas, profissionais liberais e entes públicos nos cartórios de protesto. No meio empresarial, micro, pequenos, médios e grandes negócios têm, no protesto, uma forma eficaz e ágil para evitar os transtornos da inadimplência. Recorrer às vias judiciais é mais caro e demorado.
Único instrumento público de recuperação de dívida, o protesto é mais eficiente, seguro, rápido, moderno e centralizado. Não à toa, mais de 65% dos títulos protestados são resolvidos em até três dias úteis e 80% das dívidas enviadas são resolvidas no médio e longo prazo.
Qualquer título ou documento que comprove uma dívida pode ser protestado, entre os quais: cheque, confissão de dívida, contratos de aluguel, prestação de serviços, de compra e venda de bens imóveis ou móveis, inclusive veículos.
Cédulas hipotecárias e de crédito à exportação, bancário, comercial, industrial e rural. Além disso, letras de câmbio, duplicatas e notas promissórias. O serviço é gratuito para quem protesta, mediante condições legais, e o devedor é quem se responsabiliza pelas custas.
Também são vantagens do protesto, a possibilidade de pagamento parcelado utilizando cartão e os serviços que podem ser feitos no meio online. Neste site, por exemplo, pessoas físicas e jurídicas conseguem checar se possuem títulos protestados. Se houver protesto em qualquer local do país, é possível descobrir em qual cartório o protesto foi realizado.
Crescimento econômico 3q2j1s
A pandemia aumentou a inadimplência no Brasil, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Como consequência, ambos aram a enfrentar restrições no o ao crédito. Quem teve uma dívida protestada, inclusive, tem ainda mais dificuldades para obter empréstimos ou financiamentos. No momento em que o país volta ao crescimento econômico e os juros começam a cair, a busca por crédito tende a se intensificar. Para obter, entretanto, é preciso sair da inadimplência.
Muitas empresas e cidadãos estão dispostas a limpar o nome e, na hora elencar prioridades, resolvem primeiro os débitos protestados. Com isso, recuperam o o ao crédito mais rápido, fazem novos empréstimos, a juros mais baixos, e conseguem até quitar dívidas mais antigas. Ou seja, é um círculo virtuoso que faz girar a roda da economia e traz crescimento para o país.
O protesto também é vantajoso para o setor público, que intensificou o envio de dívidas a protesto nos últimos anos, alcançando índices de recuperação mais altos. Nesse caso, é possível recuperar receitas de impostos, como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação) e, no caso dos órgãos públicos, sem custo.