Ministério Público cobra resposta rápida e INSS tem prazo para ressarcir beneficiários 402d2p

MP diz que soluções apresentadas pelo governo para devolução dos valores podem se arrastar durante anos 6q523x

prazo para ressarcir beneficiáriosMinitério Público cobra resposta rápida e INSS tem prazo para ressarcir beneficiários – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Ministério Público pediu ao TCU (Tribunal de Contas da União) que obrigue o INSS a devolver, em até 15 dias, os valores que foram descontados irregularmente dos beneficiários. Também quer que o INSS mostre de onde virá o dinheiro para fazer essa devolução.

Segundo o Ministério Público, “todas as possíveis soluções até o momento apresentadas pelo governo para devolução dos valores aos beneficiários do INSS se mostram custosas, lentas e que podem se arrastar durante meses ou, até mesmo, anos”.

“Reforço que aposentados e pensionistas são parcela vulnerável da população do nosso país e deve o Estado agir para garantir que estes sejam devidamente protegidos pela seguridade social”, disse o MP.

O procurador Lucas Furtado disse que servidores públicos teriam usado seus cargos de forma errada, causando prejuízo a muitos beneficiários. O valor desviado pode chegar a bilhões de reais. Por isso, ele defende que o TCU investigue e cobre responsabilidade de quem causou o problema, inclusive no campo criminal e político. As informações são do R7.

Proposta para ressarcir beneficiários 5v5s39

A AGU (Advocacia-Geral da União) deve apresentar, nesta semana, uma proposta para ressacir beneficiários do INSS que foram vítimas de descontos indevidos.

O mesmo comunicado também afirma que a proposta será encaminhada à Casa Civil e, em seguida, ao Conselho Nacional de Justiça, ao Ministério Público Federal e à Defensoria Pública da União.

ressarcir beneficiáriosMinitério Público cobra resposta rápida e INSS tem prazo para ressarcir beneficiários – Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Em outra frente, o presidente do INSS anunciou que a instituição abrirá procedimentos istrativos para responsabilizar as entidades investigadas. Já o advogado-geral da União determinou a abertura de processos para apurar possíveis casos de improbidade istrativa.

Presidente do INSS disse não ter data para ressarcir beneficiários 5k3e71

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, disse nesta segunda-feira (5) que ainda não há uma data para ressarcir beneficiários vítimas da fraude envolvendo associações. No entanto, ele afirmou, em entrevista à RECORD, que o presidente Lula cobrou que a solução seja encontrado o “mais rápido o possível”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Fraude no INSS 374053

Fraude no INSS

Fraudes no INSS: funcionário revela que empresa manipulava áudios de aposentados 1g2b56

Gravação falsificada servia para comprovar autorização do aposentado vítima das fraudes no INSS

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 251w4h

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Fraude no INSS

INSS libera consulta para checar valores de descontos indevidos; veja o a o 6y6e2v

Beneficiários podem conferir online o valor da devolução dos descontos indevidos (feitos em abril) e ...

Fraude no INSS

Carrão de luxo apreendido com ‘Careca do INSS’ estava no nome de esposa de ministro 1d2440

Ministro diz que carro foi presente do sogro à esposa e vendido depois a empresa ligada ao lobista i ...