Indústria catarinense tem alta de 7,3% e fica entre as três que mais cresceram no país 346g4e

Fabricação de máquinas, produtos de madeira e têxteis puxam alta da economia catarinense; Santa Catarina ficou na terceira posição nacional entre janeiro e novembro de 2024 1n3ro

A produção da indústria de Santa Catarina teve alta de 7,3% entre janeiro e novembro de 2024. O estado teve o terceiro maior crescimento do país entre os 17 estados analisados no período, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte e do Ceará. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada pelo IBGE na terça-feira (14).

Indústria de Santa Catarina cresceu 7,3% entre janeiro e novembro de 2024. Na imagem, um metalúrgicoIndústria de Santa Catarina cresceu 7,3% entre janeiro e novembro de 2024, ficando acima da média nacional – Foto: Anderson Coelho/Arquivo/ND

Santa Catarina ficou acima da média nacional, que foi de 3,2%. O percentual catarinense também ficou à frente de estados como Paraná (4,2%), São Paulo (3,4%), Minas Gerais (2,9%) e Rio de Janeiro (0,9%). Em novembro, porém, foi constatada uma retração de 0,6% em relação ao mês ado.

“Além do crescimento na produção, tem a questão do emprego. A indústria gerou 43 mil vagas formais no ano ado e essas vagas são qualificadas, com salário elevado e possibilidade de evolução profissional”, afirma o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.

Máquinas, produtos de madeira e têxteis impulsionam a indústria de Santa Catarina 213s42

Conforme o IBGE, os setores que mais se destacaram foram fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (16,1%); metalurgia (10%); confecção de artigos do vestuário e órios (9,4%); fabricação de produtos de madeira (9,1%); fabricação de produtos de borracha e de plástico (7,6%); produtos químicos (6,2%); e produtos alimentícios (4,5%).

Crescimento da indústria de Santa Catarina foi impulsionado pela fabricação de máquinas, setor metalúrgico e produtos têxteisCrescimento da indústria de Santa Catarina foi impulsionado pela fabricação de máquinas, setor metalúrgico e produtos têxteis – Foto: Wilson Dias/Agência Brasil/ND

Além disso, os dados do Observatório da Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina) apontam que a tendência é por mais contratações na indústria catarinense. O indicador de perspectiva de emprego está em 53,1 pontos, em uma escala de 0 a 100.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3j4g38

Economia

Conheça a nova cidade do carvão em Santa Catarina que tem menos de 4 mil habitantes 2f195p

Localizada ao Sul, Treviso se destaca pela quantidade de carvão minerado, que é fundamental na geraç ...

Economia

Gasolina a R$ 4,89 e adesão recorde marcam Dia Livre de Impostos no Litoral Norte 4v3z5v

Balneário Camboriú e Itajaí participam do Dia Livre de Impostos e movimentam comércio local; iniciat ...

Economia

Blumenau tem mais de 60 lojas com descontos no Dia Livre de Impostos 5t2n41

Nesta quinta-feira (28), a campanha nacional propõe conscientizar consumidores sobre o peso da carga ...

Economia

Com o mar sem peixe, pescadores de Florianópolis seguem à espera da tainha 2j58h

Safra deste ano tem começo tímido e quem vive da pesca se divide entre o otimismo e os pés no chão ...

Economia

Com seis dias de entrada gratuita, Efapi do Brasil prevê R$ 800 milhões em negócios 1j1yw

A nova Efapi do Brasil promete recorde de público com o gratuito e atrações de peso em Chapecó; ...