A venda de carros elétricos está se tornando cada vez mais comum no mercado nacional. Conforme os dados da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), o mês de agosto bateu o novo recorde mensal de vendas de veículos leves eletrificados no Brasil.
Conforme a associação, neste período foram 9.351 emplacamentos – 25% acima do recorde anterior de julho com 7.462 unidades, e 120% sobre agosto de 2022, com 4.249.

Ainda, conforme a ABVE, nos primeiros oito meses de 2023, o Brasil emplacou 49.052 carros eletrificados leves, praticamente o mesmo número de todo o ano anterior (49.245 em 2022). O total da frota de eletrificados leves em circulação no Brasil chegou a 175.491 veículos (janeiro 2012 a agosto 2023).
No cenário estadual, as vendas de carros elétricos ainda estão bem distantes das vendas de carros à combustão. Conforme os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em Santa Catarina há um procura maior neste primeiro momento por veículos híbridos.
Os veículos híbridos, diferentemente dos modelos à combustão, utilizam um motor elétrico que é acionado em determinadas situações e em velocidades programadas. Os carros híbridos leves possuem uma bateria de potência elétrica de baixa voltagem muito semelhante às utilizadas em alguns modelos de bicicletas elétricas.
Já os carros totalmente elétricos utilizam motores alimentados por eletricidade, que é armazenada em baterias ou células a combustível. O veículo ao invés de ser abastecido com combustíveis convencionais, usa pontos de recarga para “reabastecer” o banco de baterias e continuar rodando.
Conforme a Fenabrave, o carro 100% elétrico mais vendido no Estado é o modelo BYD/Dolphin. A “caranga” já emplacou 61 unidades em Santa Catarina de janeiro a agosto de 2023.
Na 2ª posição do ranking aparece outro modelo da montadora chinesa BYD. O modelo Yuan Plus já soma 51 unidades vendidas em Santa Catarina nos oito primeiros meses de 2023.
Ao todo, as vendas em Santa Catarina de veículos 100% elétricos somam 154 unidades vendidas de janeiro a agosto. O índice é bem diferente dos veículos convencionais, contudo, de 2022 para cá, o número está crescendo.
Confira os carros elétricos mais vendidos de Santa Catarina 4b2t38
- BYD/Dolphin – 61 unidades;
- BYD/Yuan Plus – 51 unidades;
- JAC/E-JS1 – 18 unidades;
- Chery/ICar – 14 unidades; e
- Tesla/Model Y – 6 unidades;
Na última posição aparece o modelo Tesla/Model Y da montadora norte-americana. De acordo com a empresa, o carro possui autonomia para rodar até 531 km com uma carga completa nas baterias.
*Os dados são da Fenabrave e representam as vendas de janeiro a agosto de 2023.