Balneário Camboriú é a 3ª cidade com maior percentual de moradores de aluguel no Brasil 2b3j17

Liderando o ranking catarinense com mais moradores de aluguel, Balneário Camboriú ocupa a 3ª posição nacional, mas se considerarmos a população, a cidade sobe ao topo nacional; veja os números 385n40

A “Dubai brasileira” que lidera o ranking de m² mais caro do país e os maiores arranha-céus do mundo, Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, também é líder na lista de cidades com mais moradores de aluguel.

Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), divulgados nesta quinta-feira (12), no Censo 2022. Balneário Camboriú é a cidade catarinense com mais pessoas vivendo de aluguel, e também do país, se considerarmos a lista de cidades com mais de 100 mil habitantes.

Imagem do Centro de Balneário Camboriú, a 3ª cidade com maior percentual de moradores de aluguel no BrasilBalneário Camboriú é a 3ª cidade com maior percentual de moradores de aluguel no Brasil, aponta IBGE – Foto: Bruno Golembiewski/ND

45,2% dos moradores em Balneário Camboriú, residiam em domicílios particulares permanentes ocupados alugados em 2022. Também se destacavam os municípios de Bombinhas e Itapema com 40,4% e Porto Belo (39,4%), respectivamente, 14º, 15º e 17º percentuais nacionais.

Balneário Camboriú é “ponto fora da curva” entre moradores de aluguel em SC 4x81g

A “capital dos arranha-céus” é um ponto fora da curva no Brasil, no todo nacional, apenas dois a cada dez brasileiros vivem em imóveis alugados. Os dados mostram 42,2 milhões de brasileiros moravam em imóveis alugados em 2022.

imagem de FlorianópolisCidades do Litoral Norte de SC ganham destaque no ranking de moradores de alguel  – Foto: Divulgação/ND

O número representa 20,9% do total de moradores de domicílios particulares permanentes. Em 22 anos, houve uma alta de 8,6 pontos percentuais no número de pessoas vivendo nesse tipo de imóvel.

O número de domicílios alugados era de 16,1 milhões, representando 22,2% do total de domicílios particulares permanentes do país.

Casa própria 2w19z

A pesquisa ainda mostrou que sete em cada dez brasileiros viviam em imóveis próprios em 2022. Ao todo, 146,9 milhões de pessoas moravam em domicílios próprios, representando 72,7% da população.

Esse índice leva em conta imóveis já quitados ou herdados — que correspondiam a 63,6% da população — e 9,1% de domicílios próprios com o pagamento ainda em andamento.

imagem ilustrativa de casa própriaSete a cada dez brasileiros vivem em imóveis próprios  – Foto: Fernando Zequinão/Reprodução ND

Em todas as regiões, a maioria da população residia em domicílios próprios sem financiamento pendente. A maior proporção foi registrada no Norte, com 72,1% da população. Já o Centro-Oeste aparece como a região com o maior índice de população morando em imóveis ainda sendo pagos.

“Os domicílios próprios (com ou sem financiamento pendente) apresentaram crescimento da participação entre 1980 e 2000, ando de 64,6% para 76,8%, mas apresentaram declínio nas décadas seguintes, até alcançar os 72,7% verificados em 2022 — uma proporção ainda 8,1 pontos percentuais acima do registrado em 1980″, explica a pesquisa.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de economia na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Economia 3j4g38

Economia

Santa Catarina tem o quarto maior score de crédito do Brasil, aponta Serasa 575u49

Pontuação média dos consumidores catarinenses ficou acima da média nacional em levantamento realizad ...

Economia

SC tem 1,5 milhão de declarações de Imposto de Renda pendentes a uma semana do fim do prazo 6l563j

Prazo para entregar Imposto de Renda referente a 2024 encerra na próxima sexta-feira (30)

Paulo Cesar da Luz

‘Há um lobby para não aumentar a carga tributária sobre asiáticos’, diz Luciano Hang 145d3d

O empresário catarinense Luciano Hang afirma que alertou Paulo Guedes e Jair Bolsonaro sobre a entra ...

Economia

Três marcas de ‘café fake’ são desclassificadas por conter lixo agrícola; uma empresa é de SC 5i6468

Relação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária nesta sexta-feira (23)