A ONU (Organização das Nações Unidas) criou oficialmente o Dia Internacional da Mulher em 8 de março de 1977 para marcar a luta e as conquistas dos direitos femininos ao longo do tempo. Apesar dos avanços, muitas mulheres ainda têm direitos básicos negados.
No Brasil, leis e projetos de leis enviados a Câmara e ao Senado Federal tentam reparar o cenário com o intuito de proporcionar mais os e equidade. Este é o tema do episódio desta sexta-feira (10) do podcast aDiversa.
Podcast aDiversa celebra o Dia Internacional da Mulher com episódio especial – Foto: Divulgação/ND
Para debater o assunto, a apresentadora Luciana Barros recebe a advogada e presidente da comissão da vítima da OAB de Santa Catarina Giane Brusque Bello e a médica de família e comunidade do município de Florianópolis Marina Galhardi. A apresentadora convidada é Rafaella Moraes, editora do portal ND+.
Violência sexual 5u1r3l
Para lidar com situações de violência e assédio sexual dentro de ambientes comerciais de entretenimento, a prefeitura de Florianópolis aprovou o protocolo “Não se Cale“, assinado nesta quarta (8).
A advogada Giane Bello explica que o ponto primordial do protocolo é priorizar a atenção à vítima da violência. “Nós já vivenciamos, dentro da legislação brasileira, a prioridade ao fato criminoso, atribuindo a vítima uma atenção mais secundária”, comenta.
Como médica da família e comunidade, Marina conta que muitas mulheres que buscam atendimento e não percebem que são vítimas de violência. “Muitas vezes é difícil fazer essa abordagem. Na maioria dos casos, o sentimento que elas trazem é de vergonha”.
O protocolo de proteção às mulheres em bares e casas noturnas na Capital de Florianópolis pode conscientizar a população e garantir proteção.
Segundo Rafaella, o projeto instituído é um ganho. “Esse tipo de atitude, essa conversa entre os setores, é muito importante. É algo que pode sim, ser útil”. Além do protocolo Não se Cale, o episódio abordou leis e projetos de lei que abarcam temas como pobreza menstrual, maternidade solo, equidade salarial entre mulheres e homens e atendimento médico prioritário.
Sobre o podcast 29596p
O podcast aDiversa abre espaço para assuntos do dia a dia das mulheres. Os episódios apresentados por Luciana Barros vão ao ar todas as sextas-feiras, às 7h, na página da Diversa+.