‘Um tesouro’: sítio arqueológico do século 19 é encontrado em praça de Florianópolis 221c26
Informação foi compartilhada nas redes sociais na última sexta-feira (7); sítio arqueológico foi encontrado durante a revitalização do Centro Leste da Capital 293y3t
A informação foi compartilhada pelo vereador Afrânio Boppré, nas redes sociais, na última sexta-feira (7). Segundo Boppré, os vestígios encontrados são de uma calçada do século XIX.
Conforme a Prefeitura de Florianópolis, todas as escavações na região estão sendo acompanhadas pela equipe técnica, tal qual os estudos arqueológicos.
Além disso, relatórios sobre os achados estão sendo feitos e encaminhados ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para liberação do trecho. Enquanto isso, os trabalhos continuam no local, atuando em outras frentes na obra, salienta o Município.
Sítio arqueológico 4262h
Segundo o Iphan, os sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios positivos de ocupação humana. São eles, sítios identificados como cemitérios, sepulturas ou locais de pouso prolongado, ou de aldeamento, “estações” e “cerâmicos”, as grutas, lapas e abrigos sob rocha.
Sítio arqueológico da Ilha do Campeche também em Florianópolis – Foto: Iphan/Reprodução/ND
As inscrições rupestres ou locais com sulcos de polimento, os sambaquis e outros vestígios de atividade humana também são alguns exemplos.
Por meio dos bens arqueológicos é possível identificar conhecimentos e tecnologias que indicam anos de adaptação humana ao ambiente, além da produção de saberes tradicionais brasileiros. Qualquer nova descoberta deve ser comunicada imediatamente, informa o Iphan.