Na Ilha de Santa Catarina, ser chamado de mané ou manezinho é um privilégio. É quase um verdadeiro elogio àqueles que nasceram ou abraçaram Florianópolis, escolhendo a cidade para viver. Quem popularizou o termo foi o jornalista Aldírio Simões, grande personalidade do desenvolvimento cultural popular da Capital.

Na véspera do Dia do Manezinho, comemorado no primeiro sábado do mês de junho, o jornalista do Grupo ND Paulo Mueller percorreu os lugares que Aldírio Simões gostava de frequentar e, em meio a muitas lembranças, conta quem foi essa importante figura para a comunicação florianopolitana.
Confira na reportagem: 713y5b
Primeiro programa de televisão 4uk3t
Foi na televisão que Aldírio Simões ganhou notoriedade e se realizou profissionalmente. A estreia do manezinho ocorreu em 24 de junho 1999, com o programa ‘Bar Fala Mané’, que era gravado em um bar, montado no estúdio da antiga TV Cultura de Florianópolis. “Ixpia” só:
Aldírio Simões ou por diversos meios e veículos de comunicação, mas ganhou notoriedade e o reconhecimento popular na década de 1990. O jornalista manezinho foi tão relevante que ocupou cargos como o de superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e de diretor de arte da Fundação Catarinense de Cultura.
Confira alguns registros da trajetória de Aldírio Simões: 2d1h1m
A saga do jornalista que popularizou o apelido carinhoso dos florianopolitanos será lançada em um livro do escritor e também jornalista Ricardo Medeiros: ‘Aldírio Simões: o manezinho-maior’. A obra será lançada neste sábado (3), no Mercado Público de Florianópolis.
Floripa 350 674oy
O projeto Floripa 350 é uma iniciativa do Grupo ND em comemoração ao aniversário de 350 anos de Florianópolis. Ao longo de dez meses, reportagens especiais sobre a cultura, o desenvolvimento e personalidades da cidade serão publicadas e exibidas no jornal ND, no portal ND+ e na NDTV RecordTV.