Alvo da cobiça e dos sonhos de muitos, o casarão histórico situado no número 409, na esquina da Rua Victor Konder com a Avenida Mauro Ramos, vai reabrir as portas nos próximos dias como um dos novos pontos do entretenimento em Floripa.
Trata-se do Berlin by Cité, projeto de galeria e pub que a partir do dia 24 de agosto ará a ocupar o imóvel da década de 1940 com uma programação de vanguarda e em um dos ambientes mais históricos da cidade.

A iniciativa reúne cabeças boas do circuito cultural da cidade: o músico e empresário Márcio Costa (idealizador do Cité Rooftop e fundador da banda Tijuquera), o músico e produtor Carlos Trilha (Ex-Legião Urbana) e a artista audiovisual Alessandra Marfisa, e os produtores culturais Marina Tavares e Arturo Valle (ambos do Studio de Ideias e idealizadores do festival Street Art Tour).
O imóvel é conhecido, pelo menos para quem diariamente a pela região. No início dos anos 2000 serviu de ambiente para uma edição da mostra Casa Cor. Está localizado em um dos principais pontos de referência da região: o tradicional “Banco Redondo”, nome popular dado à Praça Etelvina Luz.
Não vou estragar a surpresa, mas posso adiantar alguns “spoilers”. Berlin terá uma galeria de arte, um pub com espaço para apresentações artísticas e shows, e ainda o “bunker”, um ambiente no subsolo da casa que servirá às segundas-feiras de espaço para encontros do pessoal ligado às artes e música – certamente esse será o “xodó” do público, porque o lugar ficou incrível.
Como o próprio nome do novo empreendimento sugere, a inspiração vem da inquieta e vanguardista cidade de Berlin, com espaços cada vez mais multi-culturais, que congreguem várias linguagens e ações artísticas em diálogo permanente. A programação de exposições, eventos e shows será outra grande sacada do espaço – aguardem!

Blues Velvet: O “inferninho azul” em nova casa
Para quem estava com saudades do Blues Velvet, “logo, logo” ele estará de casa nova. Já sabemos que o estimado “inferninho azul” vai ocupar um imóvel na Escadaria do Rosário, bem no fervo do Centro de Floripa, esquina com a Rua Vidal Ramos.
Há cerca de um mês, o Blues se despediu do imóvel na rua Pedro Ivo e que por anos foi um dos grandes pontos de encontros da juventude boêmia da cidade, pista para festas inesquecíveis e performances artísticas inebriantes e históricas. É onde o underground e a vanguarda sempre se “sentiram em casa” – não a vizinhança.
Agora, o bar entra em um novo lugar para escrever uma nova história que ainda tem muitas páginas para preencher. A data da reabertura do Blue ainda não foi definida, mas o bar está com uma campanha para arrecadar fundos e agilizar o processo de reforma do novo local (mais informações no Insta do Blues).