As assessorias de corrida não param de crescer em Florianópolis, mas afinal, quais os benefícios de participar de uma? Para entender a sua importância e o por que de sua alta procura por atletas iniciantes e de alto nível, os professores da Assessoria de Corridas da Unimed foram os entrevistados no 6° episódio do podcast Vá Para a Corrida.

Não é segredo que as corridas de rua têm ganhado cada vez mais espaço no cotidiano de metrópoles brasileiras, como em Florianópolis, por exemplo.
É notável o aumento de corridas de rua na capital catarinense, e isso se dá pelos diversos benefícios que o esporte proporciona para os atletas, desde condicionamento físico aprimorado, controle do peso, prevenção de doenças e aumento da autoestima.
Mas assim como todo o esporte, existe uma necessidade de orientação correta, supervisão e treinamentos específicos para a prevenção de lesões e aumento do desempenho.
E fazendo essa função, as assessoria de corridas auxiliam desde a parte técnica até a parte emocional do atleta. “As assessorias agem na melhora do desempenho, é claro! Mas também fazem avaliações para prevenir lesões nos atletas”, afirma Junior.
Quais os benefícios de uma assessoria de corrida? 5s2l1k

A rotina de treinos personalizada para cada atleta é um o fundamental para melhorar os atributos individuais de cada corredor, assim, além da melhora em ritmo a saúde não fica comprometida.
“Todo esse processo é fundamental para avaliarmos o atleta e fazer uma rotina de treinos personalizada, para no fim, auxiliar na evolução e na saúde do corredor”, disse Breno.
Acompanhamento fisiológico, avaliações são feitas com constância pelos profissionais das assessorias, para assim, evitar exageros na hora do treino e manter a saúde do atleta em dia.
“Para quem está começando, nós da assessoria fazemos uma avaliação física com o histórico familiar, calculamos o percentual de gordura e massa magra e também verificamos a perimetria…”, disse Junior
“O acompanhamento inicial é de extrema importância para quem progredir cada vez mais e para que a saúde do atleta esteja sempre em pauta”, complementou Breno.
Ainda sobre o acompanhamento que a assessoria faz, Junior destacou a importância que a corrida tem na saúde mental do atleta, “podemos fazer muito por você, menos a sua parte. É por isso que a corrida é muito incrível, ela tem isso de fazer você se superar cada vez mais”, disse.
E para quem deseja correr em competições de alto nível que exijam um certo rendimento do atleta, a assessoria de corridas pode ter um papel fundamental no processo de adaptação do percurso.
Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz 6b2gy
Outro assunto que foi comentado no podcast foi o Desafio UGF Morro da Cruz, organizado pela Unimed que acontece no dia 15/06/2023. O principal desafio da prova é a subida íngreme do Morro da Cruz em Florianópolis.
“Uma coisa que treinamos muito e encorajamos os atletas a fazerem é se aproximar ao máximo da situação da prova, caso seja na praia, no morro ou em terreno plano, o percurso precisa ser o mesmo da prova.”, disse Breno
Algumas sugestões para provas de alto nível também foram compartilhadas no podcast.
“Outra boa sugestão é intercalar treinos no asfalto e treinos na superfície onde você irá correr, assim você ganha um VO2 positivo [volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico] e prepara o seu corpo para o trajeto necessário.”
Confira o podcast ‘Vá para a Corrida’ 214s12

Nesta segunda temporada do podcast serão abordados temas como corridas de rua, saúde física e mental e organização pessoal e bem-estar, buscando sempre incentivar os cuidados com o corpo e com a mente. Henrique Zanotto receberá diversos convidados quinzenalmente, e você poderá conferir no Spotify e ND Play.
A produção do podcast Vá Para a Corrida é realizada pelo Núcleo de Projetos Multimídia do Grupo ND, que trabalha com inovação e criação de novos produtos em jornalismo.