Frida Kahlo: um exemplo de como podemos transformar o amor e a saudade em criação 96i6m

A saudade não precisa virar prisão; ela pode virar ponte. Uma ponte de volta para si. Ou, quem sabe, um reencontro com algo que também era amor e estava esquecido: você. 15z4b

Caro(a) leitor(a),

“Onde não puderes amar, não te demores.” A frase de Frida Kahlo — uma das mulheres mais intensas e representativas de todos os tempos — é quase um sussurro ao ouvido. Uma convocação para viver com verdade e não desperdiçar energia onde não há reciprocidade, nem brilho no olhar.

Tenho refletido tanto sobre isso que resolvi trazer o tema — falar sobre inspirar e explorar nuances do amor — não só o amor romântico, mas o amor-próprio, o amor que sangra e cicatriza, e no caso de Frida, transformou dor em arte.

Aos seis anos, ela teve poliomielite, que deixou uma sequela na perna. Aos dezoito, sofreu um grave acidente de ônibus — um ferro atravessou seu corpo. Isso mudou o rumo de sua vida para sempre. A medicina, que era seu sonho inicial, ficou de lado, e a pintura tornou-se seu remédio, seu diário íntimo e sua libertação.

Frida foi uma mulher de paixões inteiras. Seu amor por Diego Rivera, embora conturbado, é parte central de sua biografia. Casaram-se em 1929, separaram-se e casaram-se novamente. Um amor cheio de contradições, mas também de profundidade. Ela o amava intensamente, mas também se amava o suficiente para reconhecer suas próprias dores e limites. É aí que sua frase faz todo sentido.

Frida nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán, no México – Foto: Reprodução/NDFrida nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán, no México – Foto: Reprodução/ND

Frida amou outros homens e mulheres. Viveu sua sexualidade com liberdade e autenticidade em uma época em que isso era um escândalo. Não se conteve. Amava com a alma, com o corpo ferido e com o coração sempre pronto para mais uma tentativa.

Mas não era só sobre o amor ao outro. Frida é um símbolo do amor radical por si mesma, mesmo cheia de dores físicas e emocionais. Ela se autorretratou dezenas de vezes — não por vaidade, mas porque era quem ela mais conhecia. Sua imagem era sua armadura e sua vulnerabilidade.

Essa ideia de não se demorar onde o amor não floresce é um convite à lucidez afetiva. Um grito de autocuidado. De não insistir em amores que nos diminuem, lugares onde não somos vistos, relações em que o sentimento é unilateral.

Precisamos aceitar a importância de reconhecer quando o amor está ausente e saber partir sem culpa.

É quase como uma bússola para o coração: se não houver reciprocidade, verdade ou presença, é melhor recolher velas e buscar outro vento. Mas isso não significa que a travessia será fácil — o amor pode acabar, mas a saudade costuma ficar um pouco mais.

Partir sem culpa é diferente de partir sem dor. A dor pode vir — e virá — mas quando a gente parte por amor-próprio, há uma paz que acompanha o o.

Agora, sobre o que fazer se a saudade bater — e ela vai bater, porque é humana, porque somos feitos de lembranças — aqui vai uma sugestão com a alma de Frida:

Transforme a saudade em criação. A saudade não precisa virar prisão; ela pode virar ponte. Uma ponte de volta para si. Ou, quem sabe, um reencontro com algo que também era amor e estava esquecido: você.

E se a saudade vier, ofereça uma cadeira — mas não um quarto inteiro.Deixe que ela conte sua história, mas não que decida o final.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Comportamento 4p1c2c

Diversa+

7 tipos de parentes que não te valorizam, mesmo que você faça muito por eles 1d4u6r

Alguns parentes que não te valorizam podem querer se aproveitar de você ou mesmo manipulando suas aç ...

Comportamento

Você se ofende com essas 6 coisas? A psicologia diz que você está levando a vida muito a sério l1w30

Talvez seja o momento de refletir e entender se aquilo que dói vem do outro ou das próprias insegura ...

Comportamento

Médico influencer contrata prostitutas e dá calote de R$ 9 mil no DF: ‘Pagou só a primeira hora 8292j

Caso envolve nutrólogo famoso com mais de 87 mil seguidores nas redes sociais; mulher denuncia calot ...

Comportamento

Jantar a dois ou ménage a três? Pesquisa mostra o que os casais querem no Dia dos Namorados 523ju

A comemoração envolve gestos de carinho e romantismo — mas também muito sexo e fetiches

Comportamento

Ficar calado durante discussão séria pode revelar informação sombria da personalidade 6a5t7

Ficar calado durante discussão pode trazer problemas mentais como desvalorização pessoal e perda de ...