
Aclamado na 78ª edição do Festival de Cannes, com prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator, “O Agente Secreto” despontou como uma espécie de filme sucessor de ‘Ainda Estou Aqui’ e reacendeu a esperança brasileira rumo ao Oscar.
A cerimônia do Oscar ocorre somente em março de 2026, mas, até lá, o calendário reserva diversos outros importantes festivais, que dão prestígio internacional e também servem como termômetro para o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, sediada nos Estados Unidos.

A rota dos festivais até o Oscar 5p2b3z
Filmes que desejam chegar ao Oscar geralmente seguem um caminho padrão: participar de festivais importantes, como Veneza, na Itália, e Toronto, no Canadá.
Em Cannes, na França, a repercussão de ‘O Agente Secreto’ reforçou o cinema brasileiro sob os holofotes do mundo. Além dos prêmios, o thriller investigativo, protagonizado por Wagner Moura, arrancou nada menos do que 15 minutos de aplausos após sua exibição no festival.
Esses eventos ajudam o filme a continuar sendo comentado, ganhar elogios da crítica e chamar a atenção de quem vota nas grandes premiações. Porém, é importante ressaltar que o caminho até a estatueta dourada é longo e, segundo especialistas, até mesmo imprevisível.

“O Agente Secreto” já foi adquirido por distribuidores em mercados importantes, como Estados Unidos, Reino Unido, Índia e América Latina. Nos EUA, o filme será lançado pela Neon, empresa conhecida por levar produções ao Oscar, como “Anora“, “Parasita” e “Anatomia de uma Queda”.
Ainda não há data confirmada para o lançamento no Brasil, embora rumores apontem para o segundo semestre de 2025.
“Termômetro” para o Oscar 5e5dn
A chamada “temporada de premiações” é uma longa maratona que acontece antes do Oscar. Ser indicado a prêmios como o Globo de Ouro, BAFTA e Critics Choice é muito importante para quem busca o Oscar, já que esses eventos costumam antecipar os favoritos da maior premiação do cinema.

‘Ainda Estou Aqui’ trilhou esse caminho, levando, por exemplo, os prêmios de Melhor Roteiro, no Festival de Veneza, e de Melhor Atriz de Filme de Drama, no Globo de Ouro, ambos em 2024. No Oscar, o filme foi indicado a três categorias: Melhor Filme, Melhor Atriz e Melhor Filme Internacional, vencendo a última.
Além disso, os prêmios dados pelos sindicatos de Hollywood, como os de atores (SAG), diretores (DGA), produtores (PGA) e roteiristas (WGA), também são muito importantes, afinal, muitos dos profissionais que votam nessas entidades da indústria cinematográfica também votam no Oscar.
Confira a possível trajetória de ‘O Agente Secreto’ (ainda sem confirmações oficiais): 44545u
- Cannes (Maio 2025): já participou e foi premiado;
- Festival de Veneza: 27 de agosto de 2025, um dos maiores festivais do mundo;
- Festival de Toronto (TIFF): início de setembro. Um dos maiores festivais do mundo;
- New York Film Festival: final de setembro a outubro;
- AFI Fest (American Film Institute): acontecerá de 22 a 26 de outubro, focado no público da indústria de Hollywood;
- Critics Choice Awards: 4 de janeiro de 2026, vai marcar o início da temporada de premiações;
- Globo de Ouro: 11 de janeiro de 2026, premiação muito importante para o Oscar, é considerado um dos principais termômetros para a premiação;
- Independent Spirit Awards: 15 de fevereiro de 2026;
- BAFTA: 22 de fevereiro, o longa brasileiro pode disputar como “Melhor Filme em Língua Não Inglesa”;
- SAG Awards: 1º de março de 2026, as indicações serão anunciadas em 7 de janeiro de 2026;
- Oscar: a premiação mais aguardada do mundo do cinema acontecerá em 15 de março de 2026.