
O filme brasileiro “O Agente Secreto” foi ovacionado por cerca de dez minutos ininterruptos neste domingo (18), durante o Festival de Cannes 2025. Os aplausos calorosos vieram após a primeira exibição pública do longa dirigido por Kléber Mendonça Filho.
Estrelado por Wagner Moura, a produção pode estar trilhando um caminho semelhante ao de “Ainda Estou Aqui”, que emocionou o público no Festival de Veneza em 2024 e, mais tarde, venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional — além de ter sido indicado à categoria de Melhor Filme.
“O Agente Secreto” está na disputa pela Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes. O longa concorre ao lado de:
- O Esquema Fenício – Wes Anderson;
- Eddington – Ari Ester;
- Resurrection – Bi Gan;
- Jeunes Mères – Jean-Pierre e Luc Dardenne;
- Alpha – Julia Ducournau;
- Renoir – Chie Hayakawa;
- A História do Som – Oliver Hermanus;
- La Petite Dernière – Hafsia Herzi;
- Sirat – Óliver Laxe;
- Nouvelle Vague – Richard Linklater;
- Two Prosecutors – Sergei Loznitsa;
- Fuori – Mario Martone;
- Dossier 137 – Dominik Moll;
- Simple Accident – Jafar Panahi;
- Die, My Love – Lynne Ramsay;
- The Mastermind – Kelly Reichardt;
- Woman and Child – Saeed Roustayi;
- Eagles of the Republic – Tarik Saleh;
- Sound of Falling – Mascha Schilinski;
- Romería – Carla Simón;
- Sentimental Value – Joachim Trier.
A Palma de Ouro será entregue neste sábado (24). A trajetória até o Oscar, por sua vez, é incerta, mas a esperança de repetir o feito em 2026 está no ar.
Ver essa foto no Instagram
Qual é a história de “O Agente Secreto”? 4d3u68
Conforme sinopse do AdoroCinema, o filme se a no Brasil de 1977 onde Marcelo (Wagner Moura), um homem que trabalha como professor especializado em tecnologia, com os seus 40 anos de idade, sai da movimentada São Paulo e vai para Recife.
Ele tenta, com a viagem, fugir do seu ado violento e misterioso, na intenção de começar uma nova vida. Ele, contudo, chega à cidade na semana do Carnaval, então logo sua paz e a calmaria vão se esvaindo. Com o decorrer do tempo, ele percebe que atraiu para si o caos do qual ele sempre quis fugir.
Para piorar a situação, além dele estar sendo espionado pelo seus vizinhos, a cidade que ele achou que o acolheria ficou muito longe de ser o seu refúgio.
Ver essa foto no Instagram
Além de Wagner Moura, o filme também conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Udo Kier e Hermila Guedes.
Veja a repercussão de “O Agente Secreto” na mídia internacional evq

A recepção internacional de “O Agente Secreto” tem sido amplamente positiva, com elogios em diversos veículos de prestígio. O filme ganhou cotação máxima no The Playlist, no qual o jornalista Carlos Aguilar escreveu: “um belo drama criminal”.
Na Variety, Peter Debruge disse que o thriller era “maravilhoso” e prestou o seguinte elogio ao diretor e produtor brasileiro: “Mendonça demonstra uma capacidade notável não apenas de recriar, mas de nos transportar de volta àquela época, com seu calor opressivo e paranoia”.
O crítico David Ehrlich, da IndieWire, disse que o filme foi “exuma o ado como base para uma história puramente ficcional e, ao fazê-lo, articula como a ficção pode ser ainda mais valiosa como veículo para a verdade do que como ferramenta para encobri-la”, escreve.

Sem data definida, “O Agente Secreto” estreia nos cinemas ainda em 2025.