Um grupo de torcedores uruguaios se reuniu no cinema de um shopping de Florianópolis para o jogo de estreia da Seleção do Uruguai contra a Coreia do Sul pela primeira rodada da Copa do Mundo de 2022 nesta quarta-feira (24). O evento, animado apesar do placar final de 0x0, foi promovido pelo Consulado Uruguaio de Florianópolis.

A Cônsul Geral do Uruguai em Florianópolis, Tamara Guridi Fernández, destacou a importância de eventos do tipo. “Foi um prazer receber a comunidade uruguaia no cinema. Tivemos a oportunidade de assistir ao jogo. Para o consulado é muito importante unir a comunidade, fortalecer a nossa cultura no exterior e divulgar nossos costumes e tradições culturais”, disse Tâmara.
Há 13 anos no Brasil, o uruguaio Esteban Gabriel Zapata é estudante da UFSC e participa de eventos relacionados à cultura de seu país: “Nos enchem de alegria. Estar junto com os outros compatriotas para assistir a um jogo da Seleção nos faz sentir por um instante como se estivéssemos no Uruguai. Além do mais, o futebol é algo que faz parte da nossa identidade.”
De acordo com o Consulado do Uruguai em Florianópolis, o desempenho da seleção uruguaia na Copa do Mundo será determinante para a decisão de realizar mais eventos como este.
Uruguai na Copa i6961
Há 72 anos a seleção uruguaia conquistou seu bicampeonato mundial no Brasil. O fato ficou conhecido como Maracanazo. Os uruguaios superaram a Seleção Brasileira na final da Copa de 1950 pelo placar de 2×1, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.