A nova Carteira de Identidade Nacional já foi obtida por mais de um milhão moradores de Santa Catarina. Segundo dados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, o estado é o quarto em número de emissões do documento, chegando a 1.077.890 unidades. Em todo o país, 13 milhões de brasileiros já fazem uso modelo atualizado.

A nova versão do documento tem o número do F (Cadastro de Pessoas Físicas) como registro geral, único e válido para todo o país. A atualização foi desenvolvida para reduzir fraudes, melhorar cadastros istrativos e possibilitar o o dos brasileiros à cidadania, segundo o ministério.
Conforme o portal R7, a CIN é emitida em 25 estados e no Distrito Federal. Somente Roraima ainda não expede o documento.
Nova carteira de identidade já foi emitida mais de um milhão de vezes em Santa Catarina 6za15
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos acredita que o número de novas carteiras de identidade em circulação deva crescer no próximo ano, quando os estados poderão usar recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública no processo.
A emissão do documento é feita pelos estados e Distrito Federal, em seus respectivos institutos de identificação. Em Santa Catarina, a responsabilidade é da Polícia Científica e o o a o pode ser conferido aqui. A primeira via da Carteira de Identidade Nacional tem emissão gratuita.

Santa Catarina é o quarto em número de emissões 3162
Atualmente, Minas Gerais o número de emissões do novo documento. Santa Catarina ocupa a quarta colocação.
- MG – 1.481.656
- RS – 1.415.823
- RJ – 1.106.145
- SC – 1.077.890
- PR – 914.120
Estados com maiores emissões por população: b5o60
- PI – 23,83%
- AC – 21,43%
- AL – 15,05%
- MT – 14,8%
- SC – 14,16%
Nova identidade é mais segura 5c548
Um QR Code permite a validação eletrônica da autenticidade, bem como saber se o documento é verdadeiro e se foi furtado ou extraviado. Ele traz ainda informações do cidadão, impressão digital e a opção pela doação de órgãos.
Essa nova versão serve também como documento de viagem para os países do Mercosul, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em aportes.
Prazo i1d1c
A substituição do atual documento de identidade pela CIN será feita de forma gradual e gratuita, até 2032. A primeira via e a renovação são gratuitas. A segunda via tem cobrança de taxam estipulada por estado.
*Com informações do R7.