‘São duas mães’: casais de mulheres desmistificam dupla maternidade em SC 1l4j3

Mães contam que, na maioria da vezes, comentários inadequados e perguntas invasivas vêm de pessoas que não acreditam que estão sendo preconceituosas z64v

“São duas mães, não tem pai” é uma resposta comum para os muitos comentários e curiosidades que, segundo famílias de dupla maternidade, refletem preconceitos maquiados pela boa intenção. Casais de mulheres contam quais são os desafios e surpresas da maternidade pouco antes do Dia das Mães, celebrado neste domingo (14).

Dupla maternidade ainda é vista com estranheza, contam mãesDaniele, Ângela e a filha, Catarina. Em seguida, Julia e Mayara com a filha, Aurora Maria. Em terceiro, Carola e Amábile com a filha, Heloísa. – Foto: Arquivo pessoal/ Reprodução/ ND

Segundo a Arpen-SC (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de Santa Catarina), 177 crianças com duas mães foram registradas no Estado em 2022. O número é cinco vezes maior que em 2012, quando houve apenas 33 registros.

Em média, 168 crianças de famílias nesta configuração foram registradas em cinco anos, entre 2018 e 2022. Em 10 anos, foram 1.435 crianças registradas com dupla maternidade.

Procurar ‘qualquer homem na noite’ para engravidar 4j3d1c

Nascida em março deste ano, Heloísa, filha de Carola e Amábile Carioni Tonet, completou um mês no final de abril. As mães, que moram em Florianópolis, contam que os desafios da dupla maternidade começaram antes mesmo de chegarem na clínica de reprodução assistida, onde fizeram a fertilização in vitro que gerou a bebê.

Pouco antes de começar o processo para gestar a filha, Carola conta que foi ao ginecologista e contou ao médico o interesse de ser mãe junto com a sua esposa. Ela conta que a consulta foi regada a perguntas e comentários invasivos.

“Ele sugeriu que, por eu ser nova e saudável, eu me relacionasse com qualquer homem na noite. Ignorando totalmente o fato de eu ser lésbica e casada. Fiquei me perguntando se é o tipo de sugestão que ele faria para uma paciente heterossexual cujo marido tem algum problema de fertilidade”, relembra.

‘Mas como fizeram"});// Remover os listeners após a execução document.removeEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);}document.addEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);}); 3v6u67

+

Diversa+ 443821

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno 4jq6k

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 1a476o

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 1n64h

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 1i1d4t

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres t602a

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...