Daíra Andréa de Jesus se tornou a primeira advogada negra a integrar a direção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Santa Catarina. Ela assumiu na última semana a presidência da Subseção de Brusque, no Vale do Itajaí. Daíra atua como secretária-geral Adjunta da Subseção e foi nomeada interinamente pelo presidente Rafael Maia até o dia 17 de junho.

Daíra começou a carreira em 2008 e, de lá para cá, divide a rotina de advogada, com a docência no ensino superior, na UNIFEBE (Centro Universitário de Brusque).
Natural de Blumenau e, atualmente, moradora de Itajaí, a advogada é doutoranda, Mestre em Direito das Migrações Transnacionais pela Universidade do Vale do Itajaí e Università degli Studi di Perugia, na Itália.
Primeira advogada negra na presidência da OAB Brusque 4nn1i
Em entrevista exclusiva ao ND Mais, Daíra falou sobre a sua história e desafios na área jurídica. De acordo com ela, o sonho da advocacia começou cedo. Ainda na infância, Daíra enxergava a área como uma atividade incansável e essencial para a concretização da justiça.
“Eu já tinha um verdadeiro fascínio pela profissão, mas também, tinha outras profissões em mente. Posteriormente, o fascínio venceu e acabei seguindo esse caminho, muito embora não tivesse na minha família ou no meu ciclo de amizades alguém que atuasse na área jurídica”, relembrou a presidente interina da OAB Brusque, Daíra Andréa de Jesus.
Nos primeiros anos atuando na área jurídica, a advogada precisou lidar com a desconfiança gerada pela pouca idade na época, além de enfrentar o racismo na carreira. Essas vivências não impediram Daíra de seguir em frente e, principalmente, de lutar pela igualdade e justiça.
Hoje, a advogada enxerga que as políticas de gestão de equidade de gênero e raça proporcionaram lideranças femininas excepcionais, causando uma mudança de paradigma na sociedade.
“A nossa presidente da OAB Santa Catarina, Dra. Cláudia Prudêncio é a primeira mulher eleita na nossa instituição estadual e tem realizado um trabalho incrível. Ainda em termos de representatividade feminina, no Conselho Estadual, temos a Dra. Simone Moser e na Diretoria da Subseção de Brusque, além da nossa vice-presidente, Dra. Ildete Regina Vale da Silva, temos a Secretária Geral, Dra. Schirleni Ristow”, celebra.

Agora, como s primeira advogada negra na presidência de uma Subseção da OAB em Santa Catarina, Daíra tem o desafio e a responsabilidade de representar os profissionais da classe.
A advogada comenta que ocupar uma cadeira na direção da Ordem, sendo mulher e negra, reafirma a importância da representatividade e a consolidação de iniciativas e políticas para uma classe mais plural e democrática.
“Ser a primeira advogada negra a assumir a presidência de uma Subseção catarinense me deixa otimista quanto à perspectiva de pluralidade da nossa advocacia”, finaliza.