Uma das principais tradições que envolvem o papado na Igreja Católica é a alteração do nome do papa. A mudança tem significado bíblico, em referência aos apóstolos de Jesus ou em relação à linha de conduta do pontífice, como era o caso de Papa Francisco.

Qual era o verdadeiro nome do Papa Francisco? o385r
Jorge Mario Bergoglio era o verdadeiro nome de Papa Francisco, o 266º líder supremo da Igreja Católica.
Natural de Buenos Aires, capital da Argentina, Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1986 e morreu no dia 21 de abril de 2025, aos 88 anos.
Primeiro pontífice das Américas, Papa Francisco teve toda a sua trajetória destacada pela humildade, pelo preocupação com os necessitados e o diálogo inter-religioso, promovendo o respeito entre as diferenças crenças.
Arcebispo de Buenos Aires durante 15 anos (1998-2013), Francisco foi eleito Papa em 13 de março de 2013, sendo o primeiro líder não-europeu da Igreja Católica em mais de 1200 anos.

Como começou a tradição do nome do Papa 4b2p1y
Considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, Simão Pedro, um dos doze apóstolos de Cristo, ou a ser chamado de Pedro, sob a alegação que ele seria a pedra sobre a qual a Igreja seria erguida.
Durante séculos, os pontífices mantiveram seus nomes de batismo ao assumir a liderança do catolicismo, isso até o século VI.
Em 533, Mercúrio, eleito como novo Papa, preferiu trocar seu nome, que remete ao deus romano do comércio e dos ladrões, para João II, em homenagem ao Papa João I e ao apóstolo de Jesus.
A partir de então, os pontífices escolhem os nomes que serão tratados ao longo do papado em duas linhas: a partir dos nomes dos discípulos de Cristo ou de outros líderes religiosos históricos do catolicismo.
Por que Papa Francisco escolheu esse nome? 4ir28
Sendo o pioneiro ao utilizar o nome Francisco em sua liderança, Jorge Mario Bergoglio fez a opção do nome em homenagem a São Francisco de Assis.

A inspiração para a decisão veio ainda durante o Conclave, quando o então Arcebispo emérito de São Paulo, Cláudio Hummes (1934 – 2022), o abraçou e disse: “Não se esqueça dos pobres”.
Lembrando do legado do santo católico, dedicado a ajudar os mais necessitados, Papa Francisco sentiu que aquele era o nome certo para conduzir seu papado.
Marcado pela aproximação com o povo, Papa Francisco seguiu firme em seu propósito até o fim da vida, tendo sua preocupação voltada para as pessoas em situação de pobreza, mudanças climáticas, combate aos abusos sexuais e busca pela paz.