Mãe de filhos autistas cria podcast em SC: ‘transformei silêncio em voz’ 6h2248

Mariana Gabriela Schlemper, de Blumenau, é idealizadora do 'PodAust', o primeiro podcast sobre autismo do Vale do Itajaí 4a4e5y

Mãe de filhos autistas cria podcast em SC: 'transformei silêncio em voz'Mãe de três filhos autistas cria podcast em Blumenau – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Mãe de filhos autistas, Mariana Gabriela Schlemper, de Blumenau, é a idealizadora do primeiro podcast sobre autismo do Vale do Itajaí, o PodAust.

Aos 37 anos, Gabriela é mãe solo de quatro filhos, Alice (13), Gustavo (10) Gabriel (9) e Miguel (6). Os três meninos são autistas, cada um com um diagnóstico em momentos distintos, o que a levou a buscar cada vez mais conhecimento.

Mãe de filhos autistas compartilha jornada com o diagnóstico 233e5k

Mãe de filhos autistasMãe de filhos autistas cria podcast em SC – Foto: Arquivo Pessoal/ND

Tudo começou com Gabriel, o filho do meio. Aos oito meses, a professora da creche notou sinais que chamaram atenção no menino, como a ausência de contato visual e a recusa em aceitar alimentos sólidos. A condição não verbal foi identificada já nas primeiras consultas.

“Chegamos a pensar que ele poderia ser surdo”, conta Gabriela. Depois de uma avaliação, a família recebeu o diagnóstico de autismo nível 3, TDAH e seletividade alimentar. “Foi um choque no início, mas o diagnóstico nos deu direção. A partir dali, conseguimos buscar o acompanhamento adequado”, explica a mãe de filhos autistas.

Mãe de filhos autistas cria podcast em SC: 'transformei silêncio em voz'Mãe de filhos autistas cria podcast em SC – Foto: Gabriela Schlemper/@gabrielaschlemperr/Instagram

O segundo diagnóstico veio em 2021, com Miguel. Durante a pandemia, Gabriela notou que o filho mais novo preferia brincar sozinho e rejeitava alimentos pastosos. A professora também demonstrou preocupação com a dificuldade de socialização, o que levou a família a buscar uma nova avaliação.

Miguel foi diagnosticado com autismo nível 2, além de TDAH e transtorno opositor desafiador (TOD). Atualmente, está em acompanhamento terapêutico e cursa a 1ª série. “Ele é muito inteligente e está aprendendo a se desenvolver cada vez mais”, afirma Gabriela.

O diagnóstico de Gustavo, o filho mais velho, veio de forma tardia, quando ele tinha 9 anos. Sempre descrito como um menino muito bravo, ele enfrentava dificuldades na escola. “Eu achava que era apenas uma fase, mas os profissionais identificaram que ele tinha TOD, além de autismo e dislexia”, conta Gabriela.

Embora tenha desafios com a leitura devido à dislexia, Gustavo está na 5ª série e faz terapia. “Ele é um excelente filho, e esses diagnósticos mudaram minha vida e a forma como entendo as necessidades dos meus filhos”, conclui a mãe de filhos autistas.

‘Transformei silêncio em voz’, relata idealizadora do PodAust 2a1t4r

Mãe de filhos autistas cria podcast em SC: 'transformei silêncio em voz'Mãe de filhos autistas cria podcast em SC – Foto: Gabriela Schlemper/@gabrielaschlemperr/Instagram

A ideia do PodAust surgiu durante a pandemia, quando Gabriela começou a ser procurada por outras mães em busca de orientações sobre o diagnóstico e os direitos de crianças autistas.

Com base em suas próprias vivências e pesquisas, a mãe de filhos autistas ou a ajudar essas famílias por meio de mensagens e grupos de WhatsApp. Foi nesse movimento de troca e acolhimento que surgiu a vontade de criar um podcast.

Mesmo diante de dificuldades financeiras, Gabriela decidiu investir no projeto. “Eu tinha só o dinheiro da conta de luz. Peguei esse valor, procurei um estúdio e gravei o primeiro episódio. Fiz com fé”, relembra. A iniciativa logo ganhou apoio, e o que começou de forma despretensiosa se tornou um espaço de voz para famílias atípicas e profissionais da área.

Hoje, o PodAust é publicado semanalmente, com episódios inéditos todas as segundas-feiras às 19h, no YouTube e nas principais plataformas de áudio. Além de histórias reais, o programa leva informação de forma ível para quem está enfrentando os primeiros os após um diagnóstico.

“Eu já fui essa mãe que não sabia nada. Uma mãe que nunca foi ouvida e que nunca teve lugar de fala. Isso me machucava muito. Transformei esse silêncio em voz no PodAust”, relata Gabriela.

VÍDEO: Mãe atípica conta história no Ver Mais de Blumenau 253j9

Em 2 de abril, Dia Mundial de Conscientização do Autismo, Gabriela compartilhou um pouco de sua história como mãe atípica no programa Ver Mais de Blumenau, da NDTV Record.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Cidadania 1433z

Cidadania

Santa Catarina sediará Conferência Nacional da Jovem Advocacia pela 1ª vez 5t4nf

Conferência Nacional da Jovem Advocacia deverá reunir milhares de profissionais em Balneário Cambori ...

Cidadania

Os nomes da moda que estão proibidos no Japão por um motivo bem inusitado 3u3b6u

Alguns moradores se revoltaram e defenderam que esses nomes são uma forma de expressão pessoal

Cidadania

Casal de SC larga rotina e viaja o Brasil em casa sobre rodas; ‘A vida se tornou mais leve’ 4h5d5g

Casal de Chapecó, no Oeste do estado, já ou por seis estados em uma jornada de autoconhecimento; ...

Cidadania

Frio em SC: Ações de acolhimento são reforçadas em Balneário Camboriú e Itajaí 204o3u

Frio inicia já nesta quarta-feira (28); abrigos para pessoas em situação de rua serão ativados em ci ...