
Após horas de confinamento, o colégio de cardeais do Vaticano chegou a um consenso e definiu quem será o novo papa da Igreja Católica. A conclusão da votação foi anunciada nesta quinta-feira (8), com a tradicional fumaça branca.
O conclave teve início no dia 7 de maio, exatos nove dias após o sepultamento do Papa Francisco, morto no dia 21 de abril em decorrência de um AVC.
O nome do novo papa deve ser anunciado na próxima hora pelo cardeal protodiácono Dominique Mamberti, na varanda central da Basílica de São Pedro.
Segundo informado pelo Vaticano, 133 cardeais estavam aptos e participaram da votação — apenas aqueles com menos de 80 anos puderam opinar na escolha do novo papa.
Fumaça branca na Capela Sistina após escolha do novo papa – Vídeo: Vatican News/ND
Como ocorreu a escolha do novo Papa? 5i4d6j
Todos os votantes no processo eleitoral permaneceram isolados, sem qualquer comunicação externa, garantindo total sigilo durante a realização do conclave.
O candidato eleito precisava somar, ao menos, dois terços dos votos. Caso os cardeais não chegassem a um consenso sobre o novo Papa, uma fumaça preta seria dissipada pela chaminé da Capela Sistina, informando sobre o ime.

Em caso de consenso, o responsável pelo pleito confirmou se o candidato eleito aceita o resultado e como ele quer ser chamado. Após a decisão, uma fumaça branca, surgida a partir da queima das cédulas, foi vista da Praça São Pedro, celebrando a escolha do pontífice.
O nome do novo Papa, contudo, só será divulgado horas mais tarde, durante a apresentação oficial dele, na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.