
Os recursos tecnológicos do Pajero Sport 2020, lançado em versão única essa semana no Brasil pela Mitsubishi, vão fascinar qualquer motorista aventureiro do off-road. O avançado sistema de tração 4×4 com o Super Select II encara qualquer buraco, lama, poça ou subida íngreme.
Robusto por fora, sofisticado e confortável por dentro, o SUV de grandes dimensões – 4.75 de comprimento, 1.81 de largura e 1.80 de altura – chega às concessionárias por R$ 265.990.
“O sistema Super Select II traz muita força para o Pajero Sport. A gente aproveita todo o motor do carro, ando pela transmissão de oito marchas. Além disso, no modo 4LLc (um dos quatro modos de operação, incluindo a reduzida) faz com que ele suba rampas de até 45 graus”, explica o supervisor de planejamento da Mitsubishi Motors, Fábio Maggion.
Test-drive 3nq1u

Foi possível experimentar todos os quatro modos de operação, incluindo a reduzida, no percurso de 230 quilômetros entre Mogi Guaçu, em São Paulo, até Poços de Caldas, em Minas Gerais.
No asfalto, o modo 2H prioriza a economia de combustível com desempenho suave. Na serra ou chuva, o 4H alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro. O terceiro modo, o 4HLc é indicado para terrenos acidentados com superfícies de baixa aderência.
Mesmo com tantos buracos e piso irregular, o Pajero Sport é silencioso. Apresenta rápida aceleração e respostas eficientes em qualquer situação. Por um botão seletor no console central, o motorista opta pelo melhor ajuste, de acordo com o local onde está trafegando.
Tecnologia embutida 6a3o2g

Os recursos tecnológicos não param por aí. O sistema HDC (Hill Descent Control) monitora a velocidade com que o carro está descendo. “Também monitora se as rodas estão derrapando. Ele vai aplicar o freio adequado em cada uma das rodas para manter a velocidade do carro apropriada”, diz Maggion.
Tem ainda controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa. O piloto automático adaptativo (ACC) faz a frenagem autônoma. Já o sistema de mitigação de colisão (FCM) e aviso de ponto cego (BSW) são dois itens de segurança.
Com sete lugares e teto solar, o SUV é equipado com o moderno motor 2.4L turbodiesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgf.m de torque. Vale destacar a maciez dos bancos e a transmissão automática de oito velocidades que garantiram uma excelente viagem.
E tudo isso, sem contar o sistema multimídia de sete polegadas com entrada para Apple Car Play e/ou Android Auto e os aplicativos waze e Spotify já embutidos; uma entrada USB para transferência de dados e uma entrada USB no console central somente para carga; tomada de 120V no console dianteiro e no porta-malas, ar-condicionado digital Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags.