Segundo estudos, uma escova de dente pode apresentar mais de 10 milhões de bactérias e por isso o recomendável é sempre fazer uma troca a cada três meses. Mas como mantê-la limpa no dia a dia? O dentista Abdul Azizi dá algumas dicas essenciais.

Como limpar a escova de dente? 5de6c
Abdul Azizi afirma que para fazer uma higienização correta é importante sempre enxaguar a escova de dente após cada uso e sacudir para retirar o excesso de água.
Outro ponto enfatizado pelo dentista é o de secar a escova para guardar, porque uma escova molhada cria um ambiente ideal para o desenvolvimento de bactérias.

Além das bactérias, a escova pode desenvolver um cheiro ou sabor desagradável. “A exposição contínua à umidade pode enfraquecer as cerdas da escova de dentes, tornando-as menos eficazes na limpeza dos dentes”, explica o dentista.

Azizi ainda acrescenta: “Se a sua escova de dentes for armazenada próxima de outras escovas de dentes ou num ambiente partilhado, microrganismos nocivos podem espalhar-se entre as escovas, aumentando o risco de contaminação cruzada”.
Para minimizar esses riscos, ele afirma que é importante guardá-la na posição vertical em uma área bem ventilada, onde possa secar completamente ao ar.