Não precisa rolar muito a timeline para encontrar conteúdos sobre pele, skincare, ácidos e resenhas de cosméticos recém-lançados. As redes sociais potencializaram o alcance desse tipo de produção, mas isso pode esconder um problema importante destacado por especialistas: a obsessão pela ‘pele perfeita’.

Skincare digital 406c4a
A vontade de ‘reproduzir’ os filtros das redes sociais na vida real têm levado cada vez mais pessoas – especialmente os jovens – a buscar a tal pele ‘glow’.
O problema é quando o autocuidado vai muito além e cria uma comparação entre a imagem que se vê no espelho e o que é compartilhado na internet por influenciadores digitais.
“O skincare sempre existiu, mas a obsessão por procedimentos estéticos, a busca pela pele perfeita e o acúmulo de cosméticos sofre influência das redes sociais. A vaidade não é algo novo, civilizações antigas como a egípcia produziam perfumes, faziam banhos especiais. Hoje, a vaidade se tornou obsessão porque as redes sociais fazem com que comparemos as nossas peles com as de outras pessoas. Nunca está bom”, explica a jornalista Nyle Ferrari.
Ver essa foto no Instagram
Expert em cosméticos sustentáveis, Nyle fala sobre beleza natural e consciente desde 2010. Para ela, a pauta dos cuidados com a pele está atrelada diretamente ao meio ambiente.
“Acredito que, como influenciadora e expert em clean beauty, meu trabalho é relatar o que achei sobre determinados produtos e tratamentos, as famosas ‘resenhas’, além de informar sobre novidades e tendências do mercado de beleza sustentável”, afirma Nyle.
Trends como o ‘slugging‘ e o ‘skin cycling‘, por exemplo, apesar de inofensivas, podem apresentar riscos se não forem acompanhadas pelos cuidados de um especialista.
Outros hábitos que podem ser perigosos são as receitas caseiras que utilizam açúcar, bicarbonato e até creme dental, com a promessa de melhorar a textura da pele e suavizar manchas.
“Nada substitui a avaliação e a prescrição de um dermatologista, assim como experiências individuais com os produtos não substituem múltiplos estudos e ensaios clínicos que pesquisam e comprovam os resultados dos tratamentos”, alerta a dermatologista Carla Zanardo.
Autocuidado e saúde 3a5n69
O bom e velho pepino nos olhos, velas e uma taça de vinho fazem parte do ‘ritual’ adotado por muitas pessoas, mas é apenas um lado da balança.
“Saúde e equilíbrio estão intimamente ligados. Autocuidado não é apenas skincare, é também cuidar da saúde mental, ter vida social e construir bons relacionamentos, fazer terapia, praticar exercícios, ter qualidade de sono e realizar consultas periódicas”, defendeu a especialista.

“Faz parte do trabalho dos influencers mostrar a rotina e isso, naturalmente, pode incluir os cuidados com a pele. Tem o lado positivo de estimular esse cuidado, mas claro que existe o risco de o seguidor não perceber o mesmo efeito descrito, já que somos diversos. Os dois lados têm responsabilidade nessa troca de informação: quem publica deve perceber a responsabilidade que tem em influenciar muitas pessoas, e quem segue deve saber filtrar as informações”, explicou Carla Zanardo.
Cuidado x Obsessão 255eh
Recentemente, a trend do filtro bold glamour viralizou no Tik Tok e muita gente ou a buscar o viço na pele não pela saúde, mas sim para ficar mais parecido com esse skincare digital.
Para o psicólogo Johan Gask, os filtros não são 100% vilões, mas o uso constante e desenfreado das redes sociais em si pode ser um dos fatores responsáveis por potencializar outros problemas.
“Usar um filtro não gera diretamente um transtorno de imagem, mas pode sim alimentar uma ideia de uma aparência irreal, que não condiz com o que se é de fato. E a busca constante por querer ser de uma forma que não se é, afeta diversas áreas da vida da pessoa”, conta.
Mercado de cosméticos no Brasil 3l123t
No período de janeiro a setembro de 2022, a categoria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos registrou um crescimento de aproximadamente 13,5%, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior, conforme dados da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Durante esse período, o faturamento alcançou a marca de US$ 128 milhões, distribuindo produtos para 117 países, incluindo Estados Unidos, Argentina e Colômbia.
Espelho, espelho meu: o menos é mais 5b2a4t
Especialistas defendem que a quantidade de produtos não é o segredo para uma pele saudável, mas a combinação de limpeza + proteção solar sim.
“É totalmente possível ter uma rotina eficaz com menos produtos. Encontre um limpador facial eficiente porém suave, um hidratante adequado para o seu tipo de pele e um ótimo protetor e você já estará fazendo muito pela sua pele. O filtro solar é outro item essencial da rotina, pois previne manchas, envelhecimento, queimaduras e câncer ao mesmo tempo”, comenta a influenciadora Nyle Ferrari.
“Eu não indico produtos individualmente e nenhum criador de conteúdo deveria, pois não somos dermatologistas. Vejo cada vez mais influenciadores adotando essa postura e fico absolutamente chocada com tamanha irresponsabilidade”.

“Com dois produtos conseguimos atender às principais necessidades da pele: sabonete e protetor solar. Maquiagem, poluição, sujeira, células mortas. Ao longo do dia, diversas partículas vão se acumulando e, se não as removemos, nossa pele entra em desequilíbrio, aumentando a sensação de oleosidade, pele opaca, além de acelerar o envelhecimento”, diz a dermatologista Carla Zanardo.
Dicas para se cuidar: 1n5ts
- Aposte em produtos eficientes: sabonetes, demaquilantes e protetor solar com FPS acima de 50.
- Busque produtos multifuncionais, como sabonetes hidratantes, que ajudam a otimizar a rotina de skincare.
- Beba bastante água, o líquido também auxilia na liberação de toxinas do organismo.
- Pratique exercícios e cuide da saúde mental.
- Mantenha uma alimentação equilibrada, rica em frutas e verduras.
“O importante é que a rotina de cuidados com a pele sempre se adapte ao seu tempo e aos seus hábitos, mas limpeza e fotoproteção são inegociáveis” – Carla Zanardo, dermatologista.
Ver essa foto no Instagram