Tudo no organismo humano é basicamente composto de proteína, dos nossos cabelos e unhas aos músculos, ando por hormônios, enzimas e anticorpos. Sua diminuição pode acarretar sérios problemas para o corpo humano e a nutricionista Ana Rita Campos lista três sinais claros de deficiência de proteína.

Deficiência de proteína pode acarretar problemas graves 6b134m
Segundo o manual MDS, a proteína é, depois da água, o componente mais importante e mais abundante dos seres vivos. Praticamente tudo em nosso organismo é composto primariamente por proteínas, incluindo nossas células.
Estima-se que exista no corpo humano algo em torno de 2 milhões de proteínas. Portanto, como sua falta pode fazer muito mal à saúde, a nutricionista cita alguns sintomas comuns da deficiência de proteína.

Confira os sintomas de deficiência de proteína: 225v70
- Fome e necessidade de petiscar constantemente: ficar com fome mesmo após refeições pode ser considerado um alerta. “Refeições com um teor adequado de proteína são mais saciantes”, explica Ana Rita. Enquanto um lanche como pão branco com manteiga pode mantê-lo satisfeito por cerca de uma hora, uma opção com proteína, como pão com ovo mexido, pode fornecer saciedade por três horas ou mais.
- Perda de massa muscular: segundo a nutricionista, a proteína desempenha um papel essencial na manutenção e no crescimento muscular. Se você perceber que está perdendo massa muscular mesmo com atividades físicas regulares, pode ser um sinal de que sua ingestão de proteínas não está adequada.
- Problemas de pele, unhas frágeis e queda de cabelo: a falta de proteína deixa o sistema imunológico mais fraco, resultando em problemas como pele ressecada, unhas quebradiças e queda de cabelo.
Caso apresente um ou mais sintomas o recomendável é procurar ajuda de um especialista, que vai saber a quantidade recomendada de proteína para o seu corpo.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
