Entender os sonhos com cobras é ainda um grande desafio para a ciência, definir seu significado pode ser algo complicado e depende de muitas teorias. Confira a entrevista com o psicanalista freudiano, Waldir Gonçalves, para entender um pouco melhor como a psicanálise aborda estes tipos de sonhos.

Gonçalves explica que, na abordagem da psicanálise, não é adotada a ideia de que um elemento qualquer do sonho tenha uma representação fixa. Assim, explica que “para realizarmos uma boa interpretação de um sonho, precisamos entrevistar psicanaliticamente o sonhador, tentando buscar que significado tem para ele, especificamente, uma cobra”, diz o especialista.
“Embora genericamente uma cobra possa aparecer como um símbolo fálico, equivalente ao órgão reprodutor masculino e a tudo que este órgão possa significar numa determinada cultura, para sabermos o significado da cobra em um sonho de uma pessoa, precisamos investigar quais seriam as representações possíveis”.
O psicanalista exemplifica que “um sonhador pode associar a cobra a um filme do Indiana Jones, digamos. Nesta associação, a cobra representa o esforço do personagem de vencer o seu próprio medo”.
“Um outro sonhador pode lembrar de uma cobra não venenosa, uma falsa coral, que entrou na casa do sítio de sua avó. Como a cobra não era venenosa pode representar, no sonho deste sonhador, uma trapaça, ou algo que parece ser mas não é. Pode representar alguma ‘fake news’ com que se assustou nos dias anteriores ao sonho”.
Ainda cita que “um outro sonhador pode associar a cobra ao verbo cobrar. Entender que a cobra representa o quanto ele próprio tem se cobrado a vida inteira”.
Segundo Gonçalves, “a cultura popular costuma associar certos sonhos a certos significados. Mas Freud não compartilha dessa fixidez das significações”.