A nutricionista e farmacêutica Angela Xavier, em um vídeo para o seu canal no YouTube, abordou um problema que afeta muitas pessoas: a formação excessiva de gases e as dores abdominais resultantes.
Especialista explica como se livrar das dores abdominais ináveis – Foto: Freepik/Divulgação/ND
Angela explica que a produção de gases após as refeições é comum, mas o acúmulo excessivo pode causar desconforto e dor intensa.
Alimentos responsáveis pela produção de gases 65t5d
Ela detalha os principais alimentos responsáveis por esse problema, como leite e derivados, feijão, repolho, couve-flor, brócolis, cebola, milho e alho.
Alimentos como o feijão e derivados do leite são apontados como os principais vilões – Foto: Pixabay/Divulgação/ND
Esses alimentos, segundo Angela, são facilmente fermentados pelas bactérias intestinais, levando à produção excessiva de gases. Alimentos industrializados, frituras, carnes gordurosas e bebidas gaseificadas também causam o problema.
Como evitar esse problema? 655g6i
Ela enfatiza a importância de uma boa mastigação, evitar a ingestão de líquidos durante as refeições, e moderar o consumo de alimentos fermentáveis.
Mastigar bem antes de engolir ajuda a melhorar a digestão do alimento – Foto: Freepik/ND
Além disso, recomenda a prática regular de exercícios físicos e o uso de chás como erva-cidreira, erva-doce e gengibre para aliviar o desconforto.
Por fim, a especialista recomenda uma alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos, como caminhar ao sol por pelo menos 15 minutos após o almoço, para acelerar a digestão e estimular o movimento peristáltico, ajudando a liberar os gases acumulados.