Pesquisa da World Population Review revelou que os brasileiros são o povo que mais tomam banho no mundo! Mas será que você está fazendo isso corretamente? Dermatologistas alertam para hábitos no banho que podem estar prejudicando a sua saúde.

De acordo com o relatório do SafeHome.org, o piso e a cortina do box do banheiro contêm 60 vezes mais bactérias que o assento do vaso sanitário. No entanto, especialistas afirmam que essas bactérias não são motivo de grande preocupação.
Hábitos no banho, comuns entre a população mundial, vem preocupando diversos especialistas, pois não são os mais saudáveis, especialmente para a saúde da pele.

Os 7 hábitos no banho que você deveria parar de fazer agora mesmo: 6u4p1r
- Tomar muitos banhos: banhos diários não são sempre necessários, a menos que você sue, faça exercícios ou entre em contato com irritantes. Segundo a Harvard Medical School, banhos longos e frequentes com água muito quente podem permitir que bactérias ou alérgenos penetrem e potencialmente causem uma infecção de pele ou reação alérgica.
- Não lavar os pés: várias pessoas não lavam os pés adequadamente, o que pode levar a infecções fúngicas e bacterianas. Especialistas recomendam usar uma toalha com sabão para lavar a parte superior e inferior dos pés e entre os dedos.
- Banhos longos: ficar muito tempo embaixo do chuveiro pode ressecar a pele, então é melhor tomar banhos mais curtos.
- Esfregar a pele agressivamente: especialistas alertam que usar esfoliantes ou buchas intensamente podem danificar, ou irritar a pele.
- Sabonetes antibacterianos: não é recomendável usar sabonetes antibacterianos, pois podem prejudicar o microbioma natural da pele e torná-la mais vulnerável.
- Não hidratar a pele após o banho: a Academia Americana de Dermatologia recomenda aplicar um hidratante alguns minutos após se secar com a toalha após o banho, para manter a pele sempre muito bem hidratada.
- Lavar o cabelo todos os dias: especialistas revelaram que lavar o cabelo todos os dias não é necessário para a maioria das pessoas e pode danificar o cabelo e o couro cabeludo.
*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.
