A Seleção Brasileira de Basquete realizou seu primeiro treino em Santa Catarina nesta terça-feira (11). O time está em Blumenau, no Vale do Itajaí, em preparação do pré-olímpico.

O principal objetivo é vencer o Pré-Olímpico de Riga, na Letônia, entre 3 a 7 de julho, a última chance de garantir vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Os treinos acontecem no ginásio do Sesc Blumenau, na Rua ville, 524, no bairro Vila Nova.
Vale lembrar que o principal nome da seleção, Gui Santos, que atua no Golden Stade Warriors, não está presente nos treinos, por enquanto, por conta da liberação da NBA.

O assistente técnico da seleção é um velho conhecido da cidade. Tiago Splitter, o primeiro brasileiro a conquistar a NBA e natural de SC, retornou a cidade, desta vez, na comissão técnica.
“Voltar para Blumenau é sempre muito gostoso, estar aqui com a minha família que moram na cidade e é especial e voltar com a seleção brasileira, treinar e se preparar pra essa competição tão importante como o pré-olímpico”, contou ao Portal ND Mais.
Ele ainda fala que espera que a cidade dê uma força a mais para o Brasil conseguir a vaga para Paris 2024. “Espero que Blumenau possa dar essa força e a gente possa conseguir essa vaga”, disse.

Como a seleção brasileira de basquete chega para o pré-olímpico? 113l60
Ainda segundo Splitter, a seleção brasileira de basquete está muito forte e com vários talentos. “É um grupo que joga muito pesado, o time tem alguns dias para se preparar e vamos fazer uma boa preparação para vencer esse pré-olímpico”, conta.
O técnico croata, Aleksandar Petrovic, conta que a competição é curta e que o grupo de jogadores tem muito potencial.
“É uma mescla de jovens e veteranos, de atletas que conheço e que sabemos o potencial. Um grupo interessante para a disputa do Pré-Olímpico. Esse será o meu quarto torneio, e ele é muito específico”, disse.

Após os treinos em Blumenau, a Seleção Brasileira de Basquete viaja para a Europa, onde fará três amistosos antes do Pré-Olímpico. No dia 24, pega a Polônia, dia 26 o rival será a Croácia, e dia 28 será a vez de encarar a Eslovênia na casa do rival, na capital Liubliana.
O Brasil está no Pré-Olímpico ao lado de Montenegro e Camarões na primeira fase. No cruzamento de semifinais, pode encarar Letônia, Filipinas ou Geórgia.
Vale lembrar que apenas o campeão se classifica para Paris 2024. No último Pré-Olímpico, a seleção brasileira de basquete chegou à final contra a Alemanha, atual campeã do mundo.
Tiago Splitter é o primeiro jogador brasileiro a ser campeão da NBA 5e1y32
Tiago Splitter é nascido em ville, mas cresceu em Blumenau. Ainda jovem, ele foi jogar na Europa.
Em 2006 e 2007, ele recebeu o título de MVP (Jogador Mais Valioso) nos torneios da Supertaça Espanhola pelo clube Saski Baskonia. Em 2010, Splitter foi nomeado MVP da ACB, principal liga da Espanha.
No dia 9 de julho de 2010, o catarinense decidiu entrar na NBA e assinou com o San Antonio Spurs, dando sequência a novos desafios em sua carreira.

Em 2013, ele foi vice-campeão da liga norte americana e se consolidou como o “Melhor Atleta no Basquete” no Prêmio Brasil Olímpico.
Em 2014, o então jogador conquistou o título de campeão da NBA e se tornou o primeiro brasileiro a alcançar o feito.
Além do San Antonio Spurs, ele também ou por outras duas franquias da liga, Atlanta Hawks e Philadelphia 76ers.