Paixão e Rally: Luís Tedesco fala sobre carreira, desafios e projeta etapa do Sul-americano 4p2rn

Único competidor a participar de todas as etapas da competição, piloto Luís Tedesco acumula troféus e experiências no Rally pelo mundo 2e4z29

O piloto Luís Tedesco, gaúcho radicado em Florianópolis desde 1978 é uma das maiores referências no automobilismo do país. Aos 61 anos, Luís coleciona sete títulos sul-americanos, 16 títulos brasileiros, além de diversas conquistas individuais na categoria e há 12 anos representa a marca Fiat no país. Com experiência de sobra, o piloto agora se prepara para mais um desafio: de 22 a 25 de maio Luiz estará presente na Etapa Rally de Erechim, sendo o único competidor que participou de todas as edições do evento.

Luís Tedesco segue em preparação para mais uma competição de RallyLuís Tedesco segue em preparação para mais uma competição de Rally – Foto: Rodrigo Polidoro/ND

Luís recebeu a reportagem do Grupo ND em seu local que conta boa parte da história do competidor, o Ted Garage Clube. Entre troféus, macacões e carros, o piloto relembrou grande conquistas, falou sobre os desafios do esporte e projetou a competição que está por vir.

“Eu comecei no Rally de regularidade como todos os pilotos da época e com o ar do tempo comecei a ver que o Rally de velocidade era o que eu queria fazer. O investimento pra essa categoria é maior e devagarinho fomos conquistando os nossos títulos desde 1994. Foram conquistas no brasileiro, em 98 o Campeonato Sul-americano e a nossa equipe durante 12 anos representou a marca Fiat no Brasil e pudemos fazer o primeiro Palio de Rally do Brasil”, relata o piloto.

Orgulhoso, Luís Tedesco exibe os troféus conquistados – Foto: Rodrigo Polidoro/NDOrgulhoso, Luís Tedesco exibe os troféus conquistados – Foto: Rodrigo Polidoro/ND

Sobre os desafios encarados na categoria, Luís destaca não só as vitórias, mas também as dificuldades que o tornaram um piloto cada vez mais completo, com as diversas conquistas nacionais e internacionais falando por si.

“É óbvio que um título sempre é importante, mas eu tive a grata satisfação de fazer duas etapas do campeonato mundial de Rally que foi disputado na Argentina, onde conquistamos o primeiro lugar na categoria. Outro feito que sempre destaco é no mundial com carros semelhantes aos da Dakar onde saímos de San Martín de Los Andes na Argentina e chegamos em Iquique no Chile. Foi a prova que tive mais medo na minha vida porque tínhamos que transpor dunas de 100 metros de altura”, diz Luís.

Com mais de 300 provas disputadas em sua carreira, o piloto foi escolhido para carregar a tocha olímpica em Florianópolis, durante exibição que antecedeu o evento disputado em 2016. Sobre o sentimento de representar a categoria em um momento especial, Luiz relata que foi um dos grandes feitos em sua carreira.

“Eu sou o único competidor de Rally do Brasil que teve a honra de carregar a tocha olímpica. Fizemos um percurso no Kobrasol em São José, então foi uma grata satisfação de um esforço que veio por meio das conquistas que tivemos por Santa Catarina nas competições nacionais e internacionais”, relata Tedesco.

Luís exibe tocha olímpica, sendo o único piloto de Rally a ter conquistado o feito – Foto: Rodrigo Polidoro/NDLuís exibe tocha olímpica, sendo o único piloto de Rally a ter conquistado o feito – Foto: Rodrigo Polidoro/ND

Luís Tedesco se prepara para mais uma etapa do Sul-americano 152n4h

Dos dias 22 a 25 de maio, Tedesco estará presente na etapa do Sul-americano de Rally, que será disputada em Erechim, no Rio Grande do Sul. Segundo o piloto a prova é uma das etapas mais especiais de ser disputada e como ele participou de todos os eventos até então, não seria diferente em 2025.

“O Rally internacional de Erechim que hoje se chama Erechim Rally Brasil é uma prova muito especial, eu considero ela uma das melhores etapas do Campeonato Sul-americano, tanto que os pilotos mesmo que não estejam participando da competição eles se fazem presentes no evento. O Rally reúne mais de 40 mil pessoas para assistir a prova, as estradas são muito boas e o Rally é de velocidade, ou seja, são trechos marcados pela organização e quem faz o percurso todo em menos tempo ganha a prova”, explica Tedesco.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Rally 142t4a

Rally

Chimarrão e rally: amigo de piloto morto em acidente em Piçarras lembra amizade de 25 anos 5u2aw

Piloto andava de moto havia pelo menos 30 anos e os filhos também se apaixonaram pelo esporte, conta ...

Rally

Piloto de rally morre após sofrer acidente em intervalo de competição em Balneário Piçarras 4m2u3

Piloto participava da segunda etapa da Adventure Cup Baja 2023; acidente aconteceu entre o intervalo ...

Mancha

Rally Cross-Country: Caminhos da Neve vai definir os campeões da temporada 726t2n

Briga por títulos do Campeonato Brasileiro vai agitar o Rally Caminhos da Neve em SC e RS

Drika Evarini

Etapa do Campeonato Brasileiro, Rally Rio Negrinho acontece no fim de semana 42160

Além de velocidade e muito entretenimento, evento arrecada recursos para a saúde e, neste ano, benef ...

Mancha

Off-Road: Transcatarina movimenta o esporte e a economia 721g5n

O mais importante evento Off-Road do estado, o Transcatarina, impacta economicamente os municípios p ...