A espanhola Marta García anotou o próprio nome na história neste sábado (21) ao se sagrar campeã do primeiro título da F1 Academy – categoria feminina da Fórmula 1 –, ao vencer a primeira corrida da bateria norte-americana, disputada no Circuito das Américas, em Austin, Estados Unidos.

“Estou tão emocionada que chorei no carro. Estou muito feliz em vencer o campeonato, com o time, a Prema, e todo o trabalho duro que tivemos ao longo da temporada. É ótimo e estou muito, muito, muito sem palavras”, disse em entrevista ao canal oficial da F1 Academy.
García largou na pole e, de cabo a rabo da corrida, manteve o pelotão no retrovisor para garantir um 1º lugar tranquilo e incontestado.
A grande preocupação da espanhola foi a britânica Abbi Pulling, que largou na 2ª posição. Nas voltas iniciais, Pulling literalmente puxava o carro nas primeiras curvas para cavar espaço. Tentativas infrutíferas, já que García defendeu bem e fechou todas as portas, garantindo uma imposição absoluta.
“Abbi deixou tudo mais difícil para mim. Ela foi muito rápida, então sim, sofri uma boa pressão. Mas consegui segurar essa pressão e sair com a vitória no fim.
Maite Cáceres, Chloe Grant e Emily de Heus se envolveram em um acidente triplo e ativaram o safety-car na terceira volta, mas a corrida pouco mudou em relação à ponta a partir dali. A briga até se intensificou pelo pódio após a relargada, mas o título de García já estava garantido com a vitória.
Logo na terceira volta o safety-car foi acionado em decorrência de um acidente triplo envolvendo Chloe Grant, Maite Cáceres e Emily de Heus. Após a relargada, uma pequena disputa pelo pódio chegou a se desenhar, mas nada que mudasse a final da corrida.
As 10 primeiras colocações ficaram na ordem de García, Pulling, Lena Bühler, Nerea Martí, Bianca Bustamante, Hamda Al Qubaisi, Chloe Chong, Amna Al Qubaisi e Lola Lovinfosse.
Próxima temporada da F1 Academy x1v12
Na próxima temporada, a F1 Academy será competida em sete fins de semana como apoio às corridas da categoria principal da Fórmula 1. A primeira etapa de 2024 será em março, na Arábia Saudita, e terminará em Abu Dhabi, em dezembro.
As dez equipes do grid da Fórmula 1 vão apoiar uma piloto cada, correndo ainda com suas respectivas pinturas nos carros da Academy em 2024. As cinco pilotos restantes correrão com apoio distinto.