Uma técnica caseira para criar tinta de parede chamou a atenção por sua economia e sustentabilidade. Em um vídeo, Gabe Martins ensina como criar a cor terracota, uma das mais caras das lojas de tintas.
Primeiro, Martins coleta a terra e mistura com água para ativar os pigmentos. Depois, ela peneira a mistura a fim de refinar a textura da tinta. “Quanto mais peneirar, mais fina vai ficar a tinta”, explica Martins.
O o final envolve a adição de cola branca, que estabiliza a tinta e melhora sua aderência.
Martins expressa grande satisfação com o resultado: “É de chorar de felicidade, não só por economizar dinheiro, mas por saber que você está habitando um lugar natural”.
Adicionar cola para fixação – Foto: Reprodução/Redes Sociais
Internautas aprovaram d6z52
Nos comentários, Sena Geo levantou uma preocupação sobre a resistência à chuva. Lorrayne Morello, que estudou em uma escola pintada assim, respondeu: “Funciona sim. Dura anos. E não desbota”.
Natalia Xandelle reforçou a durabilidade da técnica. “A cola além de de dar liga se torna um poderoso fixador e impermeabilizante. Meus avós já fazem isso a mais de 60 anos na fazenda”, contou.
Bioconstrução com tinta caseira – Foto: Reprodução/Redes Sociais
Além do benefício econômico, Cassiano destacou outras vantagens: “Por ser de terra, serve como isolante térmico, isolante hídrico (para umidade), não tem metais pesados e não descasca”.
Esta técnica não só oferece uma opção econômica, mas também realça a conexão com a natureza. “Olhar todo o dia para a parede de sua casa e lembrar que foi você quem fez? Não tem coisa melhor”, diz Martins.