A médica veterinária Mara Rejane Bressan faz um alerta sobre a dirofilariose, conhecida como “verme do coração”. A doença tem afetado animais de estimação em todo o país e é causada por um parasita transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. A enfermidade pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada precocemente.

Mara explica que o verme do coração se direciona por veias pulmonares. “Esse parasita vai se alojar no pulmão e consequentemente vai se deslocar para o coração. Uma vez que atinge o coração, o parasita vai causar tosse, inflamação no pulmão e cansaço no animal”, destaca.
A médica veterinária detalha que esse tipo de doença é mais comum em regiões litorâneas, mas que devido a epidemia, os pets já estão enfrentando a dirofilariose.
“Não era tão comum, mas como os tutores vão com os animais para o litoral, esses pets voltam contaminados”, explicou.

O cão é o hospedeiro definitivo do mosquito Aaedes aegypti, porém, a médica veterinária não descarta possíveis casos em gato e em seres humanos. “É mais raro esse parasita em nós humanos e nos felinos, mas não é impossível”, alerta Mara Rejane.
A doença de dirofilariose depende exclusivamente da picada do mosquito nos pets. “Não há nenhum conhecimento sobre essa doença com ingestão de larvas, por exemplo”, completa.
Diagnóstico precoce e tratamento adequado podem salvar a vida dos pets 273d2c
A médica veterinária ainda ressalta a importância da alimentação saudável e dos cuidados veterinários.
“Estar atento aos sinais de alerta e levar o pet ao veterinário imediatamente se notar qualquer sintoma suspeito”, pontuou.