Algumas fotos vem viralizando na internet, por mostrarem um cachorro mudando de completamente de cor. Buster, como é conhecido, tem a condição autoimune chamada vitiligo, que é amplamente conhecida por ter acompanhado o cantor Michael Jackson durante boa parte de sua vida.

Cachorro foi diagnosticado com vitiligo n1k2o
As fotos foram compartilhadas pelo usuário TallyMatty, tutor do pet, na rede social Reddit. Nelas, é possível observar o processo de perda da coloração, chamada de hipopigmentação.
Na publicação, o autor comentou um pouco sobre a condição do pet: “Meu cachorro Buster tem vitiligo na pele. Causa despigmentação da pele (e pelo)”.
O tutor mostrou uma comparação do Buster, mostrando ele após nove meses do começo das machas causadas pelo vitiligo.

Recentemente, o tutor compartilhou mais fotos, visualizando o processo do vitiligo, além de mostrar como anda o cachorro atualmente.
“Meu garoto Buster (4 anos), mudou completamente de preto para branco ao longo dos últimos 2,5 anos”.
O que é a doença que Michael Jackson foi diagnosticado? 563z1g
O rei do pop Michael Jackson foi marcado durante boa parte de sua vida pela condição autoimune conhecida como vitiligo, mas o que é essa doença?
De acordo com o Ministério da Saúde, vitiligo é uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.
A doença é caracterizada por lesões cutâneas de hipopigmentação, ou seja, redução da cor, com manchas brancas de tamanho variável na pele.
O vitiligo não é contagioso e não traz prejuízos a saúde física. No entanto, as lesões provocadas impactam significativamente na qualidade de vida e na autoestima do paciente.
Vitiligo em cães 5k1o27
O blog Petz, comenta que ao contrário do que muitos pensam, o vitiligo em raças de cachorros é uma condição e não uma doença. Isso significa que, apesar de causar mudanças no organismo, ela sozinha não representa prejuízos à saúde do pet.
Apesar da condição em si não causar problemas de saúde, é importante ficar atento à exposição solar, já que a despigmentação deixa o pet mais suscetível as queimaduras. Para evitá-las, o ideal é usar protetor solar canino e evitar ear com o amigo entre 10h e 16h.
