Adoção inesperada: homem encontra ‘cachorro’ na rua e acaba com filhote de Lobo-guará; entenda 5b3p4u

Mudanças físicas do crescimento chamaram a atenção do tutor; Atualmente, o animal recebe tratamento no Bioparque do Zoo Pomerode, no Vale do Itajaí 342s1n

Peludinho, com olhos curiosos, orelhas bem atentas e interagindo com os brinquedos pets. Semelhante a um filhotinho de cachorro, essa fofura foi encontrada por um morador de Minas Gerais, sozinho, vagando pela rua, durante a noite. O homem se apaixonou pelo orelhudo brincalhão e o adotou. A convivência durou quatro meses até que as mudanças físicas do crescimento chamaram a atenção do seu tutor.

Adoção inesperada: homem encontra ‘cachorro’ na rua e acaba com filhote de Lobo-guará – Foto: Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/NDAdoção inesperada: homem encontra ‘cachorro’ na rua e acaba com filhote de Lobo-guará – Foto: Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND

“Ele teve uma mudança na cor da pelagem, alongamento das pernas e orelhas, características físicas predominantes do lobo-guará”, explica o Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas, Cássio de Sousa Borges.

Mudanças físicas do crescimento chamaram a atenção do tutor – Vídeo: Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Ao descobrir que não se tratava de um cão, o tutor precisou entregar o filhote de lobo-guará aos órgãos ambientais. O especialista explica que, por se tratar de animal silvestre e ameaçado de extinção, ele não pode ser mantido em ambiente doméstico. “Além do motivo legal, existe a motivação ecológica. Ele mantém seus instintos de vida silvestre e pode, ainda que sem intenção, causar algum tipo de reação. É válido ressaltar que não há histórico de domesticação da espécie guará da maneira que houve com o cão doméstico”, acrescenta.

Atualmente, o animal recebe tratamento no Zoo Pomerode, no Vale do Itajaí - Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND
1 2
Atualmente, o animal recebe tratamento no Zoo Pomerode, no Vale do Itajaí - Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND
Homem encontrou 'cachorro' na rua e acabou com filhote de Lobo-guará - Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND
2 2
Homem encontrou 'cachorro' na rua e acabou com filhote de Lobo-guará - Divulgação/Zoo Pomerode/Reprodução/ND

Para garantir o bem-estar do filhote, ele recebe tratamento no Bioparque Zoo Pomerode, que há mais de 90 anos é referência nacional no acolhimento e atendimento de espécies ameaçadas de extinção ou retiradas de situações de risco. “Por ele não ter convivido com a mãe, nunca aprendeu a buscar alimento, abrigo e a se defender. Sendo assim, ele não conseguiria sobreviver sozinho, pois se tornaria uma presa fácil ou não encontraria a própria comida”, afirma a bióloga educadora Jenifer Kroth.

No Bioparque Zoo Pomerode, ele vive em um recinto ideal para a sua espécie, com árvores frutíferas, arbustos, toca, lago, entre outros elementos da natureza. E se alimenta com frutas, legumes e uma mistura de carnes.

A profissional que acompanha o lobinho conta que também são realizadas atividades para estimular os seus instintos. “São ações que trazem dinamismo e desafios para ele. Adotamos formas para que ele tenha que procurar o alimento, usar mais o faro, ser esperto, entre outros sentidos, que ele teria que utilizar de forma frequente no ambiente externo”.

Atualmente, o lobinho divide o habitat com uma lobo-guará fêmea adulta. A bióloga conta que a conivência é importante para que ele desenvolva ainda mais seus instintos.

Espécie ameaçada de extinção 5g3h5p

O lobo-guará está na lista de animais ameaçados de extinção no Brasil. A bióloga explica que as maiores ameaças são a caça, queimadas, doenças transmitidas por animais domésticos e atropelamentos, quando estes vivem perto de rodovias.

Para preservar a espécie, instituições brasileiras, como o Bioparque Zoo Pomerode, integram o Programa de Conservação do Lobo-guará, que realiza ações para o tratamento, acolhimento e preservação dos animais, assim como buscam informar a comunidade para prevenir possíveis situações. “Ele é de extrema importância para a biodiversidade e para a natureza. É conhecido como o ‘semeador do cerrado’, por espalhar sementes quando se alimenta de frutos”, finaliza.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Animais 2s2y5d

Pets

Ravioli, o gato viajante de SC que faz sucesso na internet com fotos pelo mundo 1ck23

Bichano de Jaraguá do Sul tem mais de 400 mil seguidores nas redes sociais e compartilha rotina de v ...

Animais

Falcão ‘assassino’ que ataca pets e pessoas provoca verdadeiro caos em bairro argentino 3o6w4z

Especialistas explicaram que animais assim estão se aproximando cada vez mais das áreas urbanas

Animais

VÍDEO: Gambá ‘bêbado’ é encontrado com garrafas de cachaça e gin quebradas em Palhoça 3f13s

Animal foi resgatado após ser flagrado adormecido em residência na Pedra Branca, em Palhoça; morador ...

Animais

Extinção dos pinguins pode acabar com as nuvens no céu, alertam cientistas 4k4s4z

Se a população de pinguins diminuir, as temperaturas podem subir cada vez mais

Animais

VÍDEO: Cobra é resgatada de subestação de energia em Jaraguá do Sul; ‘Bem calminha’ 733p3u

A cobra caninana, espécie encontrada pelos biólogos, pode alcançar mais de 2,5 metros de comprimento ...