Redação ND, Chapecó - 06 de setembro de 2023

Incentivo à produção de leite, gado de corte e ovinos no Meio-Oeste de SC o485f

Seminário “Pecuária em foco” reúne produtores rurais atendidos pelo programa na área de abrangência do Sindicato Rural de Campos Novos 1y3t2d

Os grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) na área de Bovinocultura de Leite, Ovinocultura e Bovinocultura de Corte, vinculados ao Sindicato Rural de Campos Novos, participaram recentemente do Seminário Pecuária em Foco. A iniciativa foi Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a entidade sindical.

Encontro reuniu cerca de 120 produtores rurais de gado de corte, leite e ovinos de Campos Novos e região – Foto: MB Comunicação/NDEncontro reuniu cerca de 120 produtores rurais de gado de corte, leite e ovinos de Campos Novos e região – Foto: MB Comunicação/ND

O evento, realizado no Parque de Exposições Leônidas Rupp com a participação de 120 produtores, em Campos Novos, marcou uma oportunidade para a troca de experiências e o aprimoramento das práticas agrícolas e pecuárias na região. Além dos participantes locais, também estiveram presentes os presidentes dos Sindicatos Rurais de Anita Garibaldi, Água Doce e Caçador.

O ponto alto do evento foi a palestra ministrada por Roberto Andrade Grecellé, que abordou o tema “Pecuária em Foco”. Durante sua apresentação, Grecellé falou sobre a atual situação da pecuária, tanto regional quanto nacional, destacando os desafios e gargalos que os produtores rurais enfrentam e continuarão enfrentando. Ele explorou questões relacionadas ao mercado e ao equilíbrio entre os custos de produção e a competitividade em relação a outras regiões do Brasil.

Segundo o supervisor técnico Guilherme Romanini de Mello, a palestra foi um grande sucesso e engajou profundamente os participantes. “Foram abordados tópicos relevantes tanto no âmbito nacional quanto internacional, apresentados de forma muito clara e precisa pelos nossos produtores. Ao final da palestra, todos desfrutaram de um delicioso jantar, preparado com carinho pelos pecuaristas.”

Palestrante analisou as tendências do mercado para os setores – Foto: MB Comunicação/NDPalestrante analisou as tendências do mercado para os setores – Foto: MB Comunicação/ND

O supervisor regional do Senar/SC no Meio-Oeste, Jeam Palavro, enfatizou que o seminário teve como objetivo primordial a melhoria dos processos gerenciais nas propriedades de gado de corte e leite, bem como de ovinos. Além disso, buscou-se analisar as tendências do mercado e proporcionar uma troca enriquecedora de experiências entre os produtores.

O presidente do Sindicato Rural de Campos Novos, Luiz Sérgio Gris, expressou sua satisfação com os resultados alcançados no programa ATeG e no seminário realizado com os grupos locais da ATeG.

“Este evento teve como propósito transferir conhecimento aos nossos produtores para ajudá-los na tomada de decisões da melhor forma possível, auxiliando-os principalmente nos momentos difíceis de oscilação de preços e adversidades que possam surgir em relação aos seus produtos.”

Também estiveram presentes os presidentes os presidentes dos Sindicatos Rurais, Newton Bedin (Água Doce), Edson Bertotto (Caçador) e Henrique Menegazzo (Anita Garibaldi).

O Seminário Pecuária em foco representou um importante marco na busca pelo aprimoramento da agricultura e pecuária na região, fortalecendo a comunidade rural e promovendo o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário local. Com o compartilhamento de conhecimento e experiências, os produtores rurais estão mais bem preparados para enfrentar os desafios do cenário agrícola atual e futuros.

Resultados expressivos u7056

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta a importância da ATeG em todas as cadeias produtivas para estimular a inovação na gestão das propriedades rurais. “Queremos promover o desenvolvimento dos negócios do campo e estamos atingindo os nossos objetivos. Aliados aos números, destacam-se os expressivos resultados em qualidade e eficiência”.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Zanluchi, complementa que o crescente espírito inovador dos produtores atendidos pelo programa, não apenas na gestão, mas também na adoção de novas práticas de manejo e tecnologias, contribuem para a produção catarinense de qualidade. Zanluchi enfatiza ainda que os investimentos continuam intensos visando aprofundar ainda mais a profissionalização e o fortalecimento das cadeias produtivas do setor.

A coordenadora da ATeG em Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, ressalta que o programa permite que os produtores explorem novas ferramentas para o crescimento de seus negócios. Com dois anos de acompanhamento, a ATeG visa aprimorar técnicas e gestão, tornando a produção mais eficiente e lucrativa. A participação em grupos organizados, Oficinas Técnicas e Dias de Campo também desempenha um papel crucial na avaliação dos resultados e na inspiração para a busca contínua pela inovação”.

Mais notícias 4r5v72

    • 21 maio 2025

      Pesca da sardinha movimenta comunidades e sustenta tradição no litoral catarinense 2v45u

      Saiba mais
    • 18 maio 2025

      Agro Saúde e Cooperação – Aproveitamento dos Alimentos 4m5d1j

      Saiba mais
    • 14 maio 2025

      Santa Catarina lidera produção e exportação de carne suína no Brasil 13t3s

      Saiba mais
    • 11 maio 2025

      Safra de pinhão movimenta economia e turismo na Serra Catarinense 281i5z

      Saiba mais
    • 04 maio 2025

      Agro Saúde e Cooperação – Couve-Flor 486h4f

      Saiba mais
    • 27 abril 2025

      Agro Saúde e Cooperação – Lavanda 6x6y1d

      Saiba mais
    • 23 abril 2025

      Como o agroturismo movimenta famílias e transforma realidades em Santa Catarina 31k32

      Saiba mais
    • 21 abril 2025

      Produtividade do milho em SC bate recorde histórico, diz Epagri 6m4i63

      Saiba mais