EP 13 – Morangos em sistema semi-hidropônico em Santa Catarina 51602t
No podcast de hoje iremos abordar a produção de morangos em sistema semi-hidropônico em Santa Catarina 2171p
Conversarmos com o engenheiro agrônomo e pesquisador da Epagri, FRANCISCO GERVINI, que organizou e coordenou a produção de um livro pioneiro, que será lançado no primeiro semestre deste ano, que destaca o Cultivo do Morangueiro em Sistema semi-hidropônico.
A publicação foi produzida em várias mãos, com a contribuição de experientes pesquisadores e especialistas da área não somente de Santa Catarina. Entre os temas abordados no livro está o panorama mundial da produção de morango, a caracterização do cultivo do morangueiro no território de Santa Catarina, como é feito o melhoramento genético do morangueiro, fala também da fisiologia do morangueiro, das principais cultivares que nós temos, como se faz a produção de matrizes e mudas, viveiros e legislação, o sistema semi-hidropônico em si, desde ambientes protegidos, substratos, nutritivas, manejo de fertificação, manejo da irrigação no cultivo em substratos, manejo fitotécnico, principais pragas e doenças do morangueiro bem como o manejo de pragas, doenças. Além do curso de produção pro cultivo do morangueiro e sistema hidropônico em Santa Catarina.
Participou do bate-papo também a engenheira agrônoma, Juliana Martins de Lima, que também é mestre e atualmente doutoranda em Produção Vegetal no Centro de Ciências Agroveterinárias da Universidade do Estado de Santa Catarina. Além de colaboradora do livro, ela desenvolveu os trabalhos da pós-graduação com a cultura do morangueiro, especificamente com melhoramento genético. O programa de melhoramento genético da cultura do morangueiro do CAV/UDESC teve início das atividades em 2012, com parceria do CREA-FRF, de Forlì na Itália.